“A morte é a única certeza que temos!” Em muitos momentos já ouvimos alguém dizer essa frase. Geralmente, é dita em momentos limítrofes da vida ou, enfim, quando a vida de uma pessoa querida findou.
A preparação para os momentos de despedida nem sempre são possíveis. A vida pode findar a qualquer momento. Entretanto, também há situações mais previsíveis diante de doenças humanamente incuráveis. Mesmo assim o impacto da morte e a dor da saudade que com ela vem persistem.
Nesse sentido, no dia 15 de abril, iniciou mais um Curso A Vida no Limiar da Morte. O objetivo é apoiar a criação de iniciativas de acompanhamento às pessoas em fase terminal de sua vida, bem como a suas famílias. É dirigido a lideranças comunitárias, pessoas cuidadoras a quem passa por enfermidades, Ministras e Ministros. É uma oportunidade para refletir sobre a própria finitude.
O Curso é promovido pelo Sínodo Norte Catarinense, sob a condução da Coordenação de Diaconia e Inclusão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A primeira etapa foi assessorada pela Pastora Mayke Marliese Kegel, sob o tema Morte e Ressurreição. A próxima etapa será em 13 de maio, com o tema Perdas e Luto com a assessoria da Pastora Ana Paula Genehr.