Dia de alegria na Paróquia de Rio das Antas - Pa. Elizabet Brehm é instalada
06/04/2011
1 | 1
Na noite de domingo, dia 27 de março de 2011, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas, durante o Culto presidido pelo Pastor Sinodal Inácio Lemke, foi instalada a Pa. Elizabet Brehm, ou, amigavelmente, a Pa. Lisa.
Foram assistentes de instalação Hans Muller e Michael Naderer, respectivamente presidente e tesoureiro da Paróquia.
O Culto foi acompanhado pelos Pastores Leomar Erlei Fenner, de Videira, Aline Danielle Stuewer, de Caçador e pela PPHM Ivanda Keller Schreiber, de Fraiburgo. A Igreja Católica enviou representantes. O poder legislativo estava representado pelo membro da Comunidade Sr. Alexandre Ivo Seidel. As diversas Comunidades que compõem a Paróquia se fizeram presentes.
A Pregação foi realizada pela P. Lisa, tendo como base o texto do Evangelho de João 4.5-42, onde é relatada a conversa entre Jesus e a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó. Em resumo: Jesus é a fonte da vida e estamos no tempo da Quaresma, tempo de buscar a fonte da água da vida.
Apresentou-se o Coral de Rio das Antas, conduzido pelo Maestro Hans Muller.
Várias surpresas marcaram a cerimônia da instalação: - Michael Naderer leu uma mensagem sobre a araucária, lembrando que a P. Lisa tem admiração pela árvore e neste ano o tema é Paz na criação de Deus – Esperança e Compromisso; - A maior surpresa veio do Sínodo da Amazônia: as senhoras Fridalina I. Booni, Clarice Boeck e Edina Maria Lampire vieram prestigiar a instalação, trouxeram lembranças e emocionaram a Pastora e a todos os presentes; - Ao final do Culto, um boneco confeccionado na Amazônia, entregue para a Pa. Lisa quando ela saiu daquele Sínodo, com longos braços de pano, percorreu sobre todos os presentes, simbolizando o abraço a todos.
Ao final, os presentes foram recepcionados com um coquetel no pavilhão da Comunidade.
A Paróquia
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas tem área de atuação no Vale do Rio do Peixe, no meio oeste de Santa Catarina. Sua origem data da construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul e a posterior colonização por imigrantes e filhos dos imigrantes, que se mudaram para a região no início do século passado.
A Comunidade de Rio das Antas foi oficialmente instalada em 31 de outubro de 1926.
Na década de 1990 surgiu a possibilidade de criação do segundo pastorado, instalado na cidade de Videira.
A Paróquia abrange atualmente oito comunidades: Anta Gorda, Bom Sucesso, Floresta do Caçador, Fraiburgo, Ipoméia, Novo São Paulo, Rio das Antas e Videira.
A vaga no primeiro pastorado surgiu com a eleição do P. Inácio Lemke ao cargo de Pastor Sinodal no ano de 2010.
A Pastora
Elizabet Brehm é filha de Hedwig e Helmut Brehm, nascida em 1970, batizada em 31.01.1971, na Comunidade Evangélica de Curitiba, Paróquia Cristo Redentor.
Realizou o ensino primário no Colégio Erasto Gaertner, de Tradição Menonita em Curitiba, onde haviam aulas semanais em língua alemã. Concluiu os estudos do segundo grau no Colégio Martinus, sediado na mesma Comunidade onde fui batizada. Tem especialização no Magistério e o primeiro campo de trabalho foi no próprio Colégio Martinus como professora de ensino primário e Pré-escolar.
Na Comunidade Evangélica Bom Pastor, em Curitiba, atuou como Orientadora do Culto Infantil e como Coordenadora Paroquial do Culto Infantil durante três anos. No ano de 1987 e 88 participou de Semanas da Criatividade oferecidas pela IECLB em São Leopoldo /RS e em Rodeio 12/SC. Destas participações em atividades cristãs pedagógicas e da motivação recebida de seus pais deu-se a determinação pelo estudo da Teologia.
Lisa Iniciou a Faculdade de Teologia em São Leopoldo/RS no ano de 1990, concluindo em 1997. Paralelamente prosseguiu a escolha pedagógica e lecionou por dois anos no Ensino Público no Município de Ivoti/RS. Também concluiu, em São Leopoldo, o curso Técnico de Enfermagem na Escola de Enfermagem da Paz (Instituição Privada com Parceria da Cruz Vermelha Brasileira) e trabalhou durante 8 meses no Hospital Regina em Novo Hamburgo, deixando este trabalho em razão da realização de estágio da Faculdade de Teologia.
O Estágio do curso de Bacharel em Teologia foi realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Cuiabá/MT – Sínodo Mato Grosso, sob o acompanhamento do Pastor Teobaldo Witter.
Em 1995 e 1996 realizou Intercâmbio Acadêmico junto à Universidade Pública de Munique/ Alemanha (Ludwig Maximiliam-Universitat Munchen). Nesta experiência em contexto alemão, além das aulas curriculares, dedicou-se a participar de cursos intensivos de Bibliodrama e Dança Litúrgica, sobre os quais escreveu um trabalho posteriormente em São Leopoldo. No programa de intercâmbio também realizou um mês de estágio junto à uma Comunidade Evangélica Luterana Alemã na cidade de Bruckberg, no Distrito de Ansbach / Estado da Baviera.
O Período Pratico de Habilitação ao Pastorado realizou-se no ano de 1998 em Laranja da Terra /ES – Sínodo Espírito Santo a Belém com o acompanhamento do Pastor Valdeci Foester.
Após este período de atuação pastoral acompanhada, Elizabet Brehm foi enviada ao primeiro campo de trabalho na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São Miguel do Oeste /SC – Sínodo Uruguai. A ordenação ao Ministério Pastoral ocorreu na Comunidade de São Miguel do Oeste em 18 de Julho de 1999 oficiada pelo Pastor Valdemar Witter. Neste período realizou o Curso de Bibliodrama oferecido pela Escola Superior de Teologia com as etapas realizadas no Centro Evangélico de Formação e Assessoria Pastoral e Popular em Palmitos /SC. No contexto do município de São Miguel do Oeste também participou da organização de um grupo Ecumênico de diálogo inter-religioso. Atuou na elaboração de Estatutos para oficializar esta organização ecumênica. Desta experiência resultaram encontros e visitas a diversos lideres das igrejas representadas no município e uma aprendizagem a nível de diálogo intercultural e religioso.
P. Lisa assumiu também a nível Sinodal a Coordenação dos trabalhos da OASE do Sínodo Uruguai.
Em 2002 aceitou o convite para assumir a vaga Pastoral na Paróquia dos Migrantes em Cacoal /RO – Sínodo da Amazônia. Aprofundou conhecimento e contato com a manutenção da agricultura familiar e a agroecologia como formas alternativas de viabilizar a permanência e sustentabilidade de pequenas famílias de agricultores. Aproximou-se das atividades do grupo de trabalho indigenista COMIN e sua atuação junto aos povos Cinta Larga e Suruí.
Envolveu-se nas atividades da CPT (Comissão Pastoral da Terra) sendo eleita Vice-Coordenadora Estadual em 2004. Integrou-se aos trabalhos do Sínodo da Amazônia assumindo a Coordenação Sinodal dos grupos de Mulheres e em 2006 foi eleita Vice-Pastora Sinodal juntamente com o Pastor Sinodal Mauri Magedanz. E em 2003 assumiu a indicação do Sínodo da Amazônia para ocupar um dos cargos de Assessores e Assessoras da Presidência da IECLB no grupo assessor do tema da Missão.
Em 2007, dez anos após a conclusão do curso de Teologia optou por concretizar dois projetos pessoais: o casamento e o curso de Mestrado junto à Universidade Nova de Lisboa / Portugal. Ainda realizou em Lisboa o curso de Auxiliar Geriátrico com ênfase em Psicopedagogia Geriátrica e aprofundamento na temática da Depressão Geriátrica, cursos oferecidos no âmbito do Centro de Formação do Hospital onde atuou. Em Julho de 2010 participou de um Seminário intensivo oferecido pelo Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa sob o tema: Medo, Sofrimento e Cura: Antropologia, religião e terapias alternativas no mundo contemporâneo.
O tema da dissertação de Mestrado que concluiu em Setembro de 2010 está relacionado com a presença de uma Colônia Alemã em Lisboa desde o ano de 1147. O mestrado está voltado para a área das Migrações e do Transnacionalismo enquanto fenômenos da atualidade.
Candidatou-se à vaga Pastoral na Paróquia de Rio das Antas, e após análise do Currículo e entrevista virtual, foi escolhida e acolhida para exercer o ministério nesta Paróquia.
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.