Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Deus é canhoto

01/01/2008


Fiquei surpreso há dias, quando vi este título numa palestra sobre Direito Eclesial. Escrevo no tempo do Advento, que faz lembrar o estranho agir de Deus. Revela-se de forma contraditória. Seu rosto é de criança frágil. Nasce na maior simplicidade, numa manjedoura de madeira e morre numa cruz, também de madeira. Assim age o Deus que é canhoto.

Ser canhoto muitas vezes é motivo de discriminação e vida atrapalhada. Quando estende a mão esquerda, se diz: "esta é a mão que vem do coração". Neste particular, é verdade: Deus é canhoto!

No mundo antigo o coração era sede da bondade, das afeições e emoções, mas também da razão e do planejamento. O braço de Deus que abraça e acolhe, vem do coração, do lado canhoto. A tentação de aplicar os fundamentos de "paz e amor", revelados no evento do Natal, como sinal de que Deus resolve tudo numa boa é uma interpretação equivocada.

A misericórdia de Deus é dinâmica e transforma pessoas. O Deus do amor é também o Deus da justiça e da justificação; não veio para aniquilar a decência e a ordem. A bondade divina acentua que vida com sentido é aquela que recupera a alegria e oferece espaço à celebração. Perante Deus somos como crianças recém-nascidas (1 Pedro 2.2); na realidade, somos indefesos e dependentes da ação de Deus. No início de um novo ano somos lembrados: "buscamos a cidade que há de vir". Nesse mundo provisório e transitório, estamos a serviço da implantação e da preservação do "ponto de vista de Deus". A tarefa é de todos.

Seguindo juntos por esse caminho descobrimos que pela fé "o cristão é livre senhor" sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém e, ao mesmo tempo, por causa do amor, é um "servidor sujeito a todos e a tudo". Nesse tempo alegre e de descanso desejo paz e bênçãos em nome daquele Deus que é canhoto! Iniciamos o ano de 2008 e confessamos que o Cristo que veio não faz parte do passado mas está à nossa frente, sendo fonte de toda esperança .

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 01/2008


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7453

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br