Jesus Cristo diz: 'Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.' João 13.35.
O versículo acima, lema do mês de março, é a base para a nossa meditação. Ele vem logo após um versículo muito mais conhecido por nós: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros (João 13.34). Para que possamos entender melhor o texto que nos guiará nesta meditação, citei o versículo 34 do capítulo 13 de João.
O amor é a base que Cristo nos dá. Neste versículo, Ele nos ensina que só veremos os verdadeiros discípulos Dele se tivermos amor uns pelos outros. Mas não é um amor simples, aquele amor que lemos pelas pessoas que nos são próximas. É um amor mais profundo e que exige 'de nós um
esforço bem maior.
O desafio é muito dificil de cumprir. Será possível amar quem nos deseja a morte? Cristo o fez, mas, e nós?
Amar alguém que nos quer prejudicar também é uma tarefa quase que insuportável. Principalmente nos dias de hoje, em que temos que sempre, nos mostrar melhores que os outros e as, outras no nosso trabalho, tia escola, faculdade, enfim. Isto gera ciúmes, inveja e raiva, Como podemos amar alguém que sente jsso por nós?
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos .... Somos nós os discípulos e as discípulas de Cristo hoje! E, para que sejamos reconhecidos e reconhecidas, precisamos mostrar justamente este amor ao qual Cristo nos convida. Então, que Deus nos ajude e ilumine a amarmos uns aos outros, como Cristo nos amou.
Pa. FRANCINNE O. KERKHOFF e PAULO R. FRANKE Músico e Teólogo / Curitibanos (SC)