Transcorreu de 19 a 20 de maio, a 9ª Assembléia do Sínodo Norte Catarinense, na Paróquia Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul. Trata-se do órgão máximo do Sínodo, que reuniu 290 pessoas, representando 113 comunidades organizadas em 34 Paróquias. Transcrevo a mensagem elaborada durante o evento e divulgada nas comunidades. O texto traduz os conteúdos e os desafios colocados no encontro.
Já no Culto de Abertura fomos lembrados pelo Evangelho do porquê de nos reunirmos nesta Assembléia: o chamado de Jesus Cristo ao serviço comprometido com a Missão que é de Deus. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é parte importante/integrante deste projeto divino com o mundo. Dependentes e por isso conscientes do presente inestimável que a Graça amorosa de Deus nos concedeu em nosso história como igreja de confissão luterana em terra brasileira, compartilhamos com alegria que:
Fundamentados na Reforma reafirmamos que somos igreja em constante construção/transformação. A partir do presente de Deus no Batismo somos transformados todos os dias nos tornando, assim, agentes de transformação no lugar onde vivemos.
Sob o critério evangélico somos chamados a testemunhar o amor de Deus concretizado no serviço às demais pessoas segundo os diversos dons que recebemos das mãos de Deus.
O nosso Sínodo é exemplo concreto desta boa diversidade e pluralidade que provém do nosso Deus amoroso. Isso foi manifestado durante a Assembléia de forma simbólica através dos diferentes frutos trazidos e dispostos pelas paróquias na árvore do serviço, bem como pelo colorido das fitas que compunham a guirlanda, lembrando-nos de que o jardineiro do nosso jardim sinodal é o Cristo crucificado e ressurreto.
Ancorados, portanto, na Cruz que aponta para a Ressurreição, somos desafiados a sermos parte desta missão de Deus a partir do nosso diferencial como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil no Sínodo Norte Catarinense. Reconhecendo a nossa real capacidade de servir, prosseguimos fazendo história baseados e motivados na e pela esperança transformadora de Deus.