Durante os meses de junho e julho, celebram-se, nas comunidades e pontos de pregação da paróquia de Linha Nova, os cultos de Ação de Graças pela Colheita. Nesses cultos reúnem-se um grande número de pessoas. É como se a gratidão estivesse estampada no rosto de cada pessoa e os motivos de gratidão concentrados, reunindo uma comunidade. Diariamente, cada pessoa expressa sua gratidão a Deus. Mas uma vez por ano, a comunidade se reúne para fazê-lo em conjunto, em comunhão com outros irmãos e outras irmãs.
Na paróquia de Linha Nova, nos cultos de Ação de Graças pela Colheita, os membros trazem suas ofertas de gratidão, as primícias, que são colocadas diante do altar de Deus. Após o culto, essas ofertas são leiloadas e o valor arrecadado auxilia a comunidade nos seus trabalhos.
Dia 08 de julho, o culto foi celebrado na Comunidade Paixão de Linha Temerária com a participação do Coro Litúrgico da comunidade. No dia 09, o culto de ação de graças foi celebrado no ponto de pregação Rincão da Serra, da comunidade de Linha Nova. Neste culto também foi instalada a diretoria da OASE para a gestão 2023 e 2024. Após o culto, foi servido um almoço organizado pelo grupo da OASE.
O significado de gratidão precisa estender-se para alcançar pessoas próximas, para cumprir com seu objetivo. Certa vez, alguém usou a seguinte definição: “gratidão não é transferir o dinheiro de um bolso para o outro, ou seja, beneficiar a si próprio. Mas gratidão é doar adiante, alcançar outras pessoas com aquilo que tenho no meu bolso”.
É fácil agradecer a si mesmo. Desafiador é mostrar o quanto somos gratos nos desprendendo daquilo que é nosso, ajudando outras pessoas em suas necessidades.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer