Pense positivo! Acredite em você mesmo! Essas são idéias que mais vendem livros no mundo todo. Os chamados livros de auto-ajuda pregam que a felicidade é fruto de nós mesmos, ou seja, você mesmo deve encontrar um caminho para a sua satisfação pessoal.
Partindo desse ponto de vista, a felicidade depende dos nossos próprios esforços, e se ela não é conquistada a pessoa se sente frustrada e fracassada.
É fato que todos e todas nós queremos ser felizes. Mas, onde encontrar a verdadeira felicidade? Como podemos ser felizes e realizados na nossa vida?
Nós, como povo de Deus, também temos um livro que nos ajuda a encontrar o sentido da nossa vida. Este livro é a Bíblia. Nela contém o Evangelho que trás consolo para as nossas angústias e sofrimentos e ainda aponta para um futuro longe de todas as dificuldades que vivemos agora. É um verdadeiro livro de “alto-ajuda”, ou melhor, ajuda que vem do alto.
Diferente dos livros de auto-ajuda, no Evangelho vemos que a felicidade e a satisfação pessoal não dependem de nossos esforços. É claro que pensar positivo, ser confiante, é importante! Contudo, a verdadeira felicidade não vem de nós. Ela vem do alto. Vem de Deus.
A Bíblia nos ensina que Deus quer guiar os nossos passos. É ele que nos sustenta, nos dá forças e provê as nossas necessidades.
Confiar em Deus e estar sempre em sintonia com Ele – este é o segredo para uma vida feliz.
Sendo assim, “entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37.5). Amém.
Vivian Raquel Gehrke, candidata ao ministério pastoral.
Paróquia Evang. Farroupilha