No Advento, mergulhamos em um período que nos conecta profundamente com a esperança, a fé e o amor, conforme o belo texto de 1 Coríntios 13. Assim como o amor é paciente, este tempo de reflexão nos convida a sermos pacientes e vivermos sinais de amor, enquanto aguardamos a manifestação plena do Reino de amor de Deus.
À medida em que adornamos nossos lares e corações com símbolos de alegria, recordamos que a esperança do Advento é uma luz que brilha em meio às sombras do sofrimento e da violência. Esta esperança, como a descrição do amor, é resiliente e não desvanece, permanecendo firme diante das tempestades da vida.
O Advento nos desafia a sermos amáveis, buscando ativamente o bem das outras pessoas, especialmente daquelas que enfrentam dificuldades. Enquanto esperamos a celebração do nascimento de Cristo, somos inspirados e inspiradas a cultivar uma esperança que transcende as limitações humanas, uma esperança que reflete o amor divino.
Portanto, neste período especial, que a nossa espera seja permeada pelo amor e pela diaconia, tornando-se uma expressão viva da mensagem central do Advento. Que, em meio às incertezas do mundo, possamos ser portadores e portadoras de esperança, irradiando a luz do amor divino que nunca falha. Que cada gesto de bondade e cada palavra de encorajamento sejam testemunhos da esperança que o Advento nos oferece.
Que este período de preparação nos lembre da luz que a esperança traz, mesmo nas sombras do sofrimento. Que este tempo nos conceda força para enfrentar as dificuldades e compaixão para ajudar aqueles que estão em dor.
Que o advento seja um lembrete de que, mesmo nas horas mais escuras, tua luz brilha, guiando-nos por caminhos de fé, esperança e amor.
Oração: Deus de graça e amor. Neste tempo de Advento, olhamos para o passado como aprendizado, para o presente com gratidão e para o futuro com fé. Reconhecemos o sofrimento humano que assola tantas vidas, mas confiamos em Sua promessa de misericórdia. Amém.
Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor Teológico de Formação e Diaconia do Sínodo