“Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede para sempre, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4.13-19
Um dos produtos diferenciados no planeta Terra é a água. Água nossa de cada dia. Desde a criação e a história do povo de Israel a água teve sempre presente. Foi pelas águas que Deus purificou a terra com o dilúvio, das águas Moisés tirado, pelas águas Deus atravessou seu povo libertando-os da escravidão. Esses e muitos outros episódios nos mostram que a água teve sempre especial participação na vida e na história de toda a criação. Usada no Batismo como sinal de purificação e usada na limpeza externa e interna do corpo humano assim a fé e vida do dia-a dia nos revelam que a água é precioso presente de Deus.
Água boa na propriedade é vida garantida. Vida sem água é sequidão de matéria e espírito. Não só deserto, mas morte. Desde um passado que já foi distante, a questão da água é motivo de luta e preocupação. Na história da humanidade, nos últimos 300 anos, a água não recebeu o devido respeito e proteção. O resultado está ai: poluição, morte e escassez .
Vamos superar nossa omissão, nosso desleixo e jeito criminoso de lidar com a água. Vamos lutar pela proteção das fontes, rios e lençóis de água. Reflorestando margens, despoluindo rios e fontes. Isto é vida sem exclusão. Que maravilha! Assim o espírito do Senhor voltará a pairar por sobre as águas.
Oremos: Senhor, agradecemos-te pela água de cada dia. Dá-nos Senhor, a partir do teu evangelho, que tu mesmo chama de água da vida, sabedoria e força no trato para com a água, precioso líquido, que é tua criação. Por Cristo Jesus Amém.
Pa. Vera Regina Waskow