O outubro Rosa é um mês simbólico onde as campanhas de prevenção são feitas com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essas campanhas acontecem no país desde 2002, lembrando que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores serão as chances de cura.
Neste mês de outubro, a OASE da Paróquia Vale do Iguaçu, juntamente com seus grupos: Bertha, Débora, Esperança, União e Sempre Vivas apoiou a ação do Outubro Rosa, lançando a campanha: “ Doe um lenço, doe Amor”. Esta campanha foi um incentivo à doação de lenços para mulheres em tratamento do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, as pessoas podiam trazer os lenços até a secretaria da Paróquia. As mulheres prepararam um vídeo incentivando essa bonita ação.
Nos unimos assim, a essas guerreiras, contribuindo com a autoestima e a beleza das mulheres que estão passando por essa realidade, afirma a Pastora Cristiane Rubert. Os lenços são simbólicos dentro do tratamento, mas trazem solidariedade e esperança. A doação de lenço passou a mensagem de empatia e cuidado. Uma forma de dizer que nenhuma mulher está sozinha. Simbolizando um abraço a quem está fragilizado na luta contra o câncer. É como se cada doador/a dissesse: eu me importo com você.
E muitas pessoas se importaram e aderiram à campanha. Arrecadamos mais de 250 lenços, que foram encaminhados para a Cruz Vermelha, a qual encaminhará para grupos que trabalham juntos no resgate da autoestima de pacientes com câncer. Agradecemos de coração a cada qual que doou um pouquinho de amor na forma de um lenço. Acreditamos que esse amor e essa solidariedade podem fazer toda a diferença!, conclui a Pastora.