Dia Mundial de Oração pela Diaconia
O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.
26 de outubro de 2022
Acolhida: Reunidas e reunidos em nome do Trino Deus, saúdo com a senha do dia que diz: “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” João 3.17.
“Abre os portões das nações, nenhuma astúcia e nenhum poder freiam a realização do teu reino. Cria luz em noite escura. Tem piedade, Senhor! “
Canto:
Leitura Salmo 82
Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses estabelece o seu julgamento. Até quando julgareis injustamente, e tomareis partido pela causa dos ímpios? Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e desamparado. Socorrei o fraco e necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra. Eu disse: Sois deuses, sois filhos do Altíssimo. Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações.
Canto:
Leitura de um texto do P. Lindolfo Weingärtner, publicado em 1981, no seu livro Prática da Esperança. Sensibilidade e sabedoria que aprendeu de um velho pescador.
Uma canoa à beira da laguna. Um velho pescador, os pés firmados na popa, lançando a tarrafa. Há meia hora que o estou observando. É um senhor tarrafeador: em círculo perfeito a rede cai sobre a água.
Ele espera, enquanto a tarrafa afunda, até que suas bordas, pesadas de chumbo, tocam o fundo lamacento. Depois começa a puxar a corda, cauteloso, com mãos esperançosas, ansiosas, sentindo se há vida na rede, ou se vai ser outra esperança desfeita.
A rede está vazia. Ele a sacode, prepara o próximo lance. Contei os arremessos: Vinte e três vezes a tirou da água, vazia.
Ele sabe: Há dias em que é preciso lançar a rede contrariando as expectativas, contrariando o bom senso - vinte vezes, cinquenta vezes, cem vezes. Porque é preciso lançar a rede, ensaiando esperança, praticando esperança – porque deixar de lançá-la seria igual a morrer. Prática da esperança: agradeço-te, velho pescador. Teu trabalho não foi em vão. Hoje eu necessitava desesperadamente que alguém me desse o recado que me acabas de dar. Eu o entendi.
(pode haver um diálogo após leitura do texto... )
Oração:
Deus de amor, fonte da vida e justiça. Tu nas chamas e acolhes para te seguir e servir com fé e coragem. Te pedimos, dá a cada um, cada uma de nós forças em testemunhar e levar a tua paz e esperança a esta sociedade tão irrequieta, cheia de dúvidas e divisões em seu caminhar e agir. Tem piedade de nós!
Pedimos por todas as situações de injustiça, e que são muitas Senhor: com pessoas idosas, crianças, famílias, pessoas marginalizadas, pessoas que necessitam deixar suas casas e países, por fome e guerras pela ganância de poder. Tem Senhor, piedade!
Ouve nosso clamor pelos líderes dos países, a cada dia aumentam polarizações, resultando em perigosos conflitos. Trazemos perante ti as vítimas das atrocidades da violência, perseguição, ódio e cinismo. Tem Senhor, piedade!
Ouve o nosso clamor e concede-nos o teu socorro, e tudo o mais que temos em nosso coração, colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou: Pai-Nosso que ....
Bênção:
O Senhor te dê a paz. Para o corpo, bem-estar; para a vida, salvação. Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia - CONAD
Oração elaborada pela Diácona Marli Clair Blos
Sínodo Nordeste Gaúcho