Como ser igreja atravessando uma pandemia? Como manter a Educação Cristã Continua estando em distanciamento social? Todos tiveram que se adaptar, inclusive o Culto com crianças. Mas como?
Com estas questões em mente, pensamos em fazer pequenos vídeos com histórias bíblicas em um formato lúdico e agradável para as crianças. Para tornar possível este novo trabalho, formamos um grupo com representantes das comunidades e paróquias do núcleo Rio de Janeiro do Sínodo Sudeste e a comunidade de Teófilo Otoni (MG) se juntou a nós. Este trabalho conjunto resultou em partilha de conhecimentos e uma melhor distribuição das tarefas.
Com o grupo consolidado, tivemos o cuidado de buscar opiniões a respeito dos vídeos postados e descobrimos que não só as crianças os assistem! Adultos ficam aguardado qual será a história do próximo domingo! Uma mãe falou das alegrias que os vídeos tem trazido para sua casa com os questionamentos por parte das crianças, favorecendo a conversa em família a respeito dos ensinamentos de Cristo. Houve o relato em que, diante da pergunta “E você, já ajudou um estranho?” feita por uma das orientadoras no vídeo, crianças pediram mantimentos e foram dar a pessoas que passavam pela calçada. Com estes relatos, vimos que, através dos vídeos, estamos propiciando conversa, aprendizagem e ação sobre o cristianismo dentro dos lares.
Seguindo a sugestão dos pais, iniciamos encontros virtuais com as crianças. Especialmente nós luteranos sabemos como é importante participar das atividades e colocar nossos dons a serviço do Reino de Deus desde a infância! Assim começamos nossos Encontros Bíblicos Virtuais com Crianças! E tem feito sucesso! As crianças estão participando ativamente e se divertindo!
Em um dos nossos Encontros Bíblicos Virtuais com Crianças trabalhamos a Parábola do Fermento: “ O reino de Deus é como o fermento que uma mulher tomou e escondeu em 3 medidas de farinha, até ficar tudo levedado”( Mateus 13.33). Para compreender por que Jesus comparou o seu Reino com o fermento, precisávamos conhecer o efeito da levedura na massa. Para isso, fizemos bolo de caneca! As crianças compreenderam que, para sermos como o fermento, precisamos respeitar as pessoas, tornar o ambiente alegre e tranquilo, e assim, muita gente gosta de estar conosco. Uma das crianças (4 anos) explicou: “O bolo cresce por causa do Fermento, ué!... Vou fazer bolinho com Jesus!”
Os vídeos que produzimos podem ser acessados no canal do Sínodo Sudeste no You Tube.