Muitas vezes as ideias precisam ser engavetadas, amadurecer, para no tempo certo, ressurgirem com mais força. Essa é a história da “Pastoral do Cuidado”, um projeto que surge como ideia em 2003 e passa por uma década de hibernação, ressurge e hoje, transformado, torna-se cada fez mais concreto.
A Pastoral do Cuidado visa acompanhar pessoas luteranas hospitalizadas na capital gaúcha. Pessoas essas, oriundas das mais diferentes comunidades de nossa igreja, espalhadas pelo Rio Grande do Sul e outros estados, que são forçadas a procurar ajuda médico-hospitalar distante de suas residências. Neste tempo é de fundamental importância que possam sentir a presença e o apoio de nossa Igreja. Para acompanhar essas pessoas serão formandos grupos de visitadores/as hospitalares, que passarão por um período de formação, estes/as membros das comunidades de Porto Alegre, nas quais serão formados os grupos. Assim a Pastoral do Cuidado começa a se fortalecer e concretizar.
Numa parceria entre Faculdades EST e Sínodo Rio dos Sinos, com apoio da Secretaria Geral da IECLB, a partir de 01 de agosto o P. Dr. Nilton Eliseu Herbes passa a fazer parte da equipe de assessores do Sínodo Rio dos Sinos e assume como professor na Faculdades EST. Nilton é natural de Cunha Porã – SC, estudou na EST, trabalhou no pastorado em Barreiras – BA, fez pós-graduação em Aconselhamento Clínico Hospitalar em Munique e doutorado em teologia em Neuendettelsau na Alemanha, por último atuou como assistente espiritual no Hospital Santa Catarina de Blumenau e atualmente reside em São Leopoldo. Comenta: “Estou feliz por estar de volta a São Leopoldo e animado com este novo desafio que se apresenta. Quero sonhar e trabalhar junto com outras pessoas, essa Pastoral, que será de fundamental importância para muitos/as.”
Nilton assumirá a coordenação do trabalho em tempo parcial, tendo 20hs semanais para se dedicar a essa tarefa. Os contatos da Pastoral do Cuidado: e-mail pastoraldocuidado@sinodors.org.br e fone (51) 9116 8491.
Veja o que foi publicado sobre Acompanhamento e Consolação