“A morte faz parte da vida!” – Quantas vezes ouvimos esta frase que soa tão insensível e dura. Infelizmente ela é verdadeira. A morte está presente em nossa vida desde o nascimento. Ela se anuncia nas pequenas e grandes perdas e despedidas até se impor definitivamente. Ao ser humano, fragilizado pela perda, cabe a difícil tarefa de elaborar o luto. As chances do enlutado de reencontrar o equilíbrio psíquico e a normalidade da vida são bem maiores se ele tiver o acompanhamento sensível de pessoas que o apoiam no processo do luto. O projeto “O Luto e a vida” visa capacitar pessoas interessadas na tarefa de apoiar enlutados.
Com este objetivo o P. Bernt Emmel (entre outros ministros e leigos) participou do treinamento dirigido pelo P. Dr. Paulo Afonso Butzke em 2006. Como ministro na Par. Ev. de Timbó, P.Bernt e Helga Bartel dos Reis criaram e acompanharam 03 grupos de Enlutados, refletido as séries (6 encontros cada) Caminhos, Árvores e Casa.
Como ministro na Paróquia Ev. L.de Rio Cerro, iniciamos 01 grupo (16 pessoas – vide foto em anexo), série Caminhos, no dia 17.04.2013 e finalizamos este módulo com o filme “Mar Adentro” em 12.06.2013.
Dando continuidade ao projeto “O Luto e a Vida”, estaremos iniciando a série Árvores no dia 06.08.2013 (com encontros a cada 2 semanas), contando com um grupo de 22 participantes.