Reuniram-se em Blumenau na tarde do dia 29/11/2013, a Pa. Mayke Kegel – Capelã do Hospital Dona Helena em Joinville, P. Ivanildo Laube – Capelão do Hospital e Maternidade Jaragua do Sul, Diác. Valmi Becker – Coordenadora Sinodal de Diaconia do Norte Catarinense, P. Nilton Herbes e a Diác. Leila Schwingel Coordenadora de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária.
A partir da conversa entre colegas ministros e ministras que realizam e preparam pessoas voluntarias para a visitação hospitalar e domiciliar, ficou evidente que muitos são os desafios enfrentados por aqueles e aquelas que têm a tarefa de realizar uma visita em nome de sua comunidade de fé. O acesso aos hospitais e clinicas cada vez é mais restrito e controlado, por questões de saúde, mas também pelo enorme mercado religioso que enxerga nas pessoas doentes e fragilizadas uma oportunidade de fácil conversão, questão esta trazida em diversos congressos ecumênicos de assistência espiritual hospitalar.
A Pa. Mayke e P. Nilton, na qualidade de capelães luteranos, participantes destas reflexões ecumênicas na área da capelania hospitalar, constataram que, em nível de Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, não havia um grupo de apoio e reflexão organizado nesta área internamente. Percebeu-se o vazio de troca de experiências e capacitação continuada na área de capelania hospitalar, assim como na de fortalecimento dos grupos voluntários que realizam visitação hospitalar e domiciliar em nível de confissão luterana. Foram convidados para participar desta roda de conversa, a Coordenação de Diaconia da IECLB e os ministros e ministras do Sínodo Norte Catarinense e Vale do Itajaí, acima citados, para pensar na viabilidade de fomentar, inicialmente a comunhão e partilha de sentimentos em relação a esta atividade pastoral e diaconal, que é a visita aos enfermos e, a partir dela, ampliarem a comunhão com as demais pessoas que atuam nesta área.
Diácona Valmi Ione Becker
Sínodo Norte Catarinense