Alegria, comunhão e emoção marcaram os cultos de ordenação do Pastor André Martin Radinz em Querência e da Pastora Daiane Marileia Baade em Gaúcha do Norte, Paróquia de Canarana, nos dias 14 e 15 de abril.
Os cultos de ordenação foram presididos pela Pa. Silvia Beatrice Genz, 2ª Vice-Presidente da IECLB. Os assistentes do P. André foram os pastores Paulo Jahnke da Paróquia de Vila Rica e Deolindo Feltz da Capelania Hospitalar de Cuiabá. Os assistentes da Pa. Daiane foram o Pa. Vice-Sinodal do Sínodo MT, Dimuht Bauchspiess, da Paróquia Leste Matogrossense e a presbítera Carmem Küller, de Primavera do Leste. A Pa. Lourdes K. Knecht, de Canarana, conduziu a liturgia inicial em Gaúcha do Norte. Os atos de instalação foram conduzidos pelo P. Sin. Nilo O. Christmann.
Na pregação, a Pa. Silvia se baseou no texto da Grande Comissão de Mateus 28.16-20. O chamado ao discipulado se dirige a todos os cristãos, convidando o povo de Deus a assumir tarefas com os dons recebidos: no trabalho com as crianças, com os adolescentes, com os jovens, no presbitério... O chamado ao ministério ordenado tem atribuições específicas, na orientação espiritual e teológica da comunidade. O mesmo Deus que chama e envia é aquele que diz “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. E, “se o fim é com Deus, não temos o que temer”, sublinhou a Pa. Silvia em palavra dirigida às comunidades, mas especialmente aos pastores André e Daiane.
A emoção foi visível quando o P. André ouviu a leitura da mensagem enviada pela família que não pode se fazer presente. A Pa. Daiane em suas palavras de gratidão lembrou com carinho dos seus pais, que receberão a gravação do culto como forma de encurtar a distância que separa o Mato Grosso de Santa Catarina. Se, por um lado, os pastores sentiram a ausência da família, por outro lado, experimentaram a acolhida e o carinho da família da fé através das Comunidades de Querência e Gaúcha do Norte. Aliás, ambos os cultos foram seguidos de gostosos momentos de confraternização.