Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 15.1-3, 11b-32 - 4º Domingo na Quaresma - 27/03/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

27/03/2022

27/03/2022 – 4º Domingo na Quaresma
Pregação: Lucas 15.1-3, 11b-32; Leituras: Josué 5.9-12; 2 Coríntios 5.16-21
Claudinéia Quoos – Santarém - PA


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Estamos no tempo de quaresma, o Salmo 32.8 diz: Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir, eu o aconselharei eu e cuidarei de você. Que Deus nos dê a graça de ouvirmos diariamente o convite do pai e que sejamos seus filhos na prática, e não apenas em palavras. Sintam-se bem-vindos a este culto e que a graça de Deus seja com cada um de nós.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
HPDI - Nº125 - Santo, Santo, Santo

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos como irmãos e irmãs para celebrar este culto em nome do pai, filho e espírito santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
HPDI - Nº 76- Espirito, Verdade, em nós vem habitar.


CONFISSÃO DE PECADOS
Permanecer em silêncio para cada pessoa pedir perdão pelos seus pecados.
Pai de amor temos recebido a vida de ti e somos gratos por isso, sabemos também que tu é santo e digno de louvor, contudo diante de tua santidade e da tua bondade reconhecemos que somos pecadores e estamos afastados de ti. Nosso pecado cometido contra o senhor, contra o nosso próximo e contra nós mesmos é que nos afasta de ti. Assim sendo reconhecido que somos pecadores e clamamos pelo teu perdão em nome de Jesus Cristo perdoa nos. Ensina-nos a ti buscar para andarmos em novidade de vida (...) Em nome de Jesus Cristo que contigo e o espírito santo reina de eternidade a eternidade. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anunciamos o perdão de Deus a todos os que confessaram seus pecados arrependidos e dispostos a uma nova vida assim diz a palavra de Deus sabeis que não foi mediante as coisas corruptíveis como prata e ouro, que resgatados do nosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram. (1Pe 1.18) Que Deus te faça conforme a tua fé. Amém.

KYRIE
Cantemos implorando pela piedade de Deus por todos aqueles que sofrem neste mundo de injustiças e dor. Que possamos olhar para nosso próximo com compaixão e amor, sendo instrumentos de Deus para promover a paz. N° 116-HPDI Dá-nos olhos claros.

 

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
A Deus glorificamos cantando;
Glória, Glória, Glória a Deus nas alturas
Glória, Glória, paz entre nós, entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Pai nós te pedimos: Dá-nos antes de todas as outras coisas a tua palavra, permite que o evangelho seja anunciado em todo o mundo de forma pura. Deixe também que seja aceito em fé, atue e viva em nós. Constrói teu reino em nós por intermédio de tua palavra e com o poder do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Josué 5, 9-12.

2ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5, 16-21.

3ª Leitura Bíblica: Lucas 15, 1-3, 11b-32.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HPDI - Nº176 – Deus Teu Amor É Igual Paisagem Bela.

PREGAÇÃO:
A Bíblia afirma que Não há ninguém que faça o bem (ou nenhum justo), nem um sequer. Sl 14.3. Ou seja, todos pecaram Rm 3. 23. Apesar disso, na sociedade judaica do tempo de Jesus, dividida nas seitas dos fariseus e dos saduceus, além de outros mais, todos se tinham como bons religiosos e estavam convencidos de sua própria justiça. Lucas compreendeu isso e registrou no 15° capítulo do seu evangelho; três parábolas (histórias ilustrativas) contadas por Jesus; a ovelha perdida, a moeda perdida e o Filho perdido, a qual iremos falar um pouco no dia de hoje.
A parábola do filho perdido dá o que pensar, um pai entrega ao filho mais novo a herança, o que tem direito, e o deixa partir, para viver a vida a seu modo. Passando um tempo o filho retorna pobre, maltrapilho ... e arrependido. E o pai, como se estivesse esperando o tempo todo por esse momento, como se soubesse que iria acontecer, não cabe em si de alegria, e manda preparar uma grande festa. E aí entra a mágoa do filho mais velho, ele se sente deixado em um segundo plano, apesar de toda a sua fidelidade ao pai. Há exemplos parecidos também hoje. Um número cada vez maior de jovens que vive as custas da família e entrega-se as armadilhas do álcool e das drogas. O mundo tem muitas reduções que nos atraem e divertem, mas nem tudo faz bem. O pior é que às vezes não percebemos as enrascadas em que nos metemos, e pagamos para ver, e isso traz muito sofrimento. Rondamos pelas vias perigosas da vida e, enquanto nos machucamos, não voltamos ao lar. Da mesma maneira que a família sente alegria e gratidão quando o familiar envolvido com coisas erradas muda de vida, Deus também desta maneira faz festa no céu quando voltamos a igreja para comunhão com Ele.
Quero aqui, perguntar quem somos não para julgar um filho ou outro, uma pessoa ou outra, afinal as vezes estamos longe do Pai e precisamos passar por dores para voltarmos arrependidos. Que estamos sempre por perto e com medo de que alguém tome nosso lugar, ou pior, em posição de sempre julgarmos os outros, nos achando melhores.
Melhor seria atentar para as instruções do pai que buscam segurança e bem-estar para nós. Mas como somos desobedientes, ao menos possamos lembrar-nos de que a presença do nosso Deus é o reduto sempre, o lugar para onde podemos voltar machucados e feridos, para encontrar amor, cuidado e remédio para nossa alma. Não percamos de vista o que diz em Lucas 15,7: Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove pessoas boas que não precisa se arrepender. Que Deus nos ajude na nossa mudança de vida pois todos nós somos pecadores e precisamos voltar ao lar, onde Deus sempre está de braços abertos a nos esperar. Que possamos nos arrepender e nesse período de quaresma reconhecer que Cristo é nosso Salvador. Amém.


HINO
HPDI- Nº 174- Por tua mão me guia.

CONFISSÃO DE FÉ
Crendo e confiando na mensagem que acabamos de ouvir podemos concluir que é nesse Deus que eu creio! Confessemos então nossa fé com as palavras do credo apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HPDI - Nº286 – Obrigado, Pai Celeste.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus, todo Poderoso, nós te louvamos e agradecemos pelos muitos milagres que já presenciamos. Pedimos-te por todas as pessoas que vivem sob a dependência do álcool e das drogas, tem misericórdia e resgata a vida desses doentes e de seus familiares. Senhor Jesus agradecemos por este culto e pela palavra lançada em nossos corações. Que possamos reconhecer os nossos pecados e crer na pessoa e obra de Jesus em nosso favor. Que Jesus também seja rei em nossas vidas. Agradecemos pelos aniversariantes porque sabemos que a vida é dádiva das tuas mãos. Que o Senhor conceda saúde e renove a fé e a esperança em suas vidas. Queremos interceder pelas pessoas que precisam de cuidados especiais... (Pode-se mencionar os pedidos anotados acima). Intercedemos também pelo presidente de nosso país, pelo governador do estado em que vivemos e pelo prefeito de nossa cidade... Dá a cada um a sabedoria e discernimento no exercício de seu ofício. Senhor abençoa todas as atividades de nossa comunidade e paróquia, conduze-nos em tudo que fizermos. Assim pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. E tudo o mais queremos incluir na oração que Jesus Cristo nos ensinou a orar:


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

 

 

BÊNÇÃO
Que a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus o Pai, E a comunhão, a comunhão do Espirito reine aqui. E para sempre, para sempre. E para sempre. Amem.

ENVIO
Que a paz de Cristo os acompanhe. Vão e sirvam ao Senhor. Amém.

CANTO FINAL
HPDI - Nº190 – Real Poder Me Foi Dado.


Autor(a): Claudineia Quoos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 4º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 32
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66223

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br