Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Jeremias 1.1-6 - 4º Domingo Após Epifania - 30/01/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

30/01/2022

30/01/2022 – 4º DOMINGO APÓS EPIFANIA
Pregação: Jeremias 1.1-6;
Leituras: Lucas 4.21-30; 1Coríntios 13.1-13
M. Rafael F. O. Carneiro – Paróquia de Matupá – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bem vindo ao culto! Tempo de culto é tempo de renovo, é tempo de conviver, é tempo de estar com Deus e com os irmãos e irmãs. Você é bem-vindo!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai acolhedor, em nome de Jesus Cristo, doador e amoroso e em nome do Espírito Santo orientador e condutor. Que neste culto possamos experimentar o agir renovador e restaurador de Deus.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Vem derrama a paz


Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão

KYRIE
HINO: Pelas dores de mundo, ó Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o Deus que nos perdoa e que não abandona o mundo. Cantamos o hino:
LC1 321 – Tua vontade

ORAÇÃO DO DIA
Querido e amado Deus, nos achegamos a ti, para agradecer por todo o amor que o Senhor tem por nós, o Senhor sempre se preocupa e espera um mundo melhor, por isso te agradecemos, agradecemos também pela oportunidade de estarmos na sua casa, para ouvir a sua palavra e termos um momento de comunhão como teus filhos, e te pedimos, abra nosso coração e mente, para que a sua palavra seja de vida e transformação para todos nós. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Lucas 4.21-30

2ª Leitura Bíblica: 1Coríntios 13.1-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Deus sempre me ama

PREGAÇÃO

VAMOS LER O TEXTO BÍBLICO DE JEREMIAS 1.1-6. Há mais ou menos 600 anos antes de Cristo, nasce uma criança. Seu nome Jeremias. O que há por trás deste nome? Há sempre história por traz do nome. O nosso nome nos distingui da multidão. Quem é Jeremias, que é sou eu, quem é você? Qual é a história do seu nome? Quem te deu este nome? Qual a razão? Na época de Jeremias, e a não muito tempo atrás, os nomes eram dados pelos pais aos filhos como que sendo também um pouco da expectativa daquilo que se projetava pro filho. Os nomes tinham significados, e isso é um valor bonito que deveria voltar! Por exemplo, Jeremias significa: Aquele que exalta o Senhor, ou O Senhor lança. Hilquias seu pai que era sacerdote tinha seus motivos religiosos para dar este nome. Talvez isso também é um sinal da identidade que o pai projetava pra ele. Uma identidade exterior.
Isso tudo é muito bonito, como eu disse, e especial. Mas apesar disso, Deus escolheu Jeremias antes mesmo de seus pais. Deus definiu a Ele uma identidade interior. Deus já o havia separado pra si, escolhido Jeremias para o seu propósito: Profeta as nações. Exemplo: se os psicólogos nos ajudam quando investigam nossas memórias da infância pra nos ajudar a resolver problemas de traumas passados que travam nossa vida hoje, a Palavra de relata pra nós a nossa verdadeira primeira infância. Antes de tudo Deus já conhecia Jeremias.
E meus queridos, de alguma forma isso certamente será verdade nas nossas vidas se nós crermos na Palavra Dele. Se nós cremos e depositamos fé Nele, significa desde o princípio, lá na eternidade, Deus nos separou, nos escolheu pra Ele. Meu querido, se você crê na bíblia, na Palavra e na voz de Deus, em Jesus como teu Senhor e único Salvador, você pode tomar posse disso também! É verdade para as nossas vidas. Deus te conhecesse melhor até que seus pais, desde a barriga de nossa mãe. Apesar de nós mesmo não sabermos Ele já sabe e já projetou nossa vida, tendo-a na palma de sua mão, não nos cai um fio de cabelo da cabeça, não crescemos nem um centímetro a mais ou menos, sem a permissão e ciência dele. Isso é maravilhoso!
Desta forma, somos diferentes uns dos outros tanto quanto é múltipla e diversa e incomparável a criatividade de Deus. E sim, cada um de nós serve de forma distinta: alguns fazem bem limpar casas, outros construir casas, outros plantam outros arrumam carros, ter empresas, na lavoura, etc.
Jeremias é como um dardo representativo de Deus, representa e fala da justiça de Deus da prática da justiça, do amor ao próximo. E ele se entrega a essa missão. Ele se doa em fala da providência de Deus, de corrigir o pecado em amor pra que as pessoas não se desviassem do propósito de seu Criador.
É como se ele tivesse sido lançado num mundo desconhecido e aos poucos ele foi compreendendo o que é ser humano. Porque não pense você que o mundo passou a ser mundo a partir do seu nascimento. Não meus queridos, quando nós nascemos, entramos num navio que já estava navegando há tempos muito antigos. Então, qual é a nossa missão na vida? Participar da Missão de Deus.
Exemplo: sabe aquela pessoa que se junta, abruptamente ao grupo e começar a dizer coisas, discutir posições e fazer perguntas em completa ignorância do que havia sido discutido nas duas horas anteriores, totalmente alheio aos delicados equilíbrios emocionais que haviam sido alcançados. Quando o certo ali é sentar e ouvir, para entender o que se passa e só depois agir e falar. Assim, o mundo já era mundo quando nós nascemos. Precisamos sentar e ouvir a voz antiga a respeito da realidade. A voz da Missão! Veja o que Jr 6.16 nos fala: Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma.
Há uma verdadeira batalha espiritual em curso no mundo. De um lado Deus, que está realizando. Realizando o que? Salvando, resgatando, curando, abençoando, provendo, julgando, esclarecendo... etc. De outro lado um inimigo, os principados e potestades, buscando agir com maldade, crueldade, tristeza e enfermidades. Inclusive buscando nos seduzir em tentações. A primeira coisa que temos que fazer é entregar nossa vida a Jesus e se voltar pros caminhos antigos da Palavra. Deus. Seu time guerreia uma batalha (ainda que já certos da vitória em Cristo) contra os principados e potestades deste mundo. O time de Deus é a favor da vida e contra a morte; coloca-se ao lado do amor e opõe-se ao ódio; favorece a esperança e combate o desespero. Deus é a favor do Céu, da nova civilização eterna na morada de Deus, e contra o inferno, realidade e desfecho da vida daquele não crê. De que lado você está? Vamos juntos nesta jornada de eternidade que já começa a partir de agora?
A boa notícia é que não são forças equivalentes, a boa notícia é que Deus e seu time do bem vencem no final. O povo de Judá na época de Jeremias estava virando a casaca, faltava-lhes o discernimento espiritual, avançaram suas vidas por seus próprios caminhos... e Jeremias dizendo voltem... voltem. Infelizmente, meus queridos, nós não temos força pra voltar sozinhos. Nós precisamos ser resgatados do caminho que nos leva a perdição. E o nosso resgatador é Jesus. O Único Caminho. O Caminho Antigo aqui que o texto fala. O caminho da vitória do bem contra o mal.
Ao mesmo tempo um caminho impopular, que foi pra cruz. E veja: não se preocupe se você é tão popular ou não, se preocupe se você vive com Deus... agora, se você é popular se preocupe que sua popularidade reflita a obra de Cristo. Sempre quando nós abandonamos O Caminho Antigo, de Jesus, nós estamos à beira de maus momentos. Pense nas pessoas a sua volta. Na cidade, no país e no mundo... O diabo quer matar, roubar e destruir. Como? produzindo fome, desemprego, violência, falta de diálogo. Jesus fez muita coisa a respeito disso e nos envia como sua igreja. Vamos jogar no time de Deus! Amém


HINO
Nº - Hinário – Senhor meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Obrigado Pai Celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Vou seguindo.


Autor(a): Missionário Rafael Fernando de Oliveira Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Epifania
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65808

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br