Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Isaías 2.1-5 - 1º Domingo de Advento - 27/11/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

27/11/2022

27/11/2022 - 1º Domingo de Advento 

Pregação: Isaías 2.1-5; Leituras: Sl 122; Rm 13.11-14;

Mt 24.36-44

Pa. Raquel Kralike Lopes – Rondonópolis-MT 

 

     LITURGIA DE ABERTURA 

ACOLHIDA

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” Isaías 9.2 ( Enquanto fala, acender a primeira vela da coroa de advento).

Bom dia/ Boa noite! Estamos iniciando um novo tempo, é o primeiro domingo de Advento! Um tempo especial que nos faz olhar para trás e lembrar a espera do povo e a vinda do menino Jesus, o Deus criança. Um tempo que também no faz-nos olhar para o futuro e preparar os nossos corações lembrando que Jesus virá novamente, mas esse tempo também vem falar ao nosso presente ao lembrar-nos que Deus é Emanuel está conosco e quer sensibilizar os nossos corações para que através de nossas ações surja um novo tempo de justiça, amor e paz!

Por isso, cantemos:

CANTO DE ENTRADA

Nº 28- LCI – Vinde todos os povos da terra

Ou: Nº ____________________________________________________ 

SAUDAÇÃO

A comunidade cristã quando se reúne, não celebra em seu nome, mas em nome do Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 3- LCI – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Advento é tempo de preparação, é tempo de perdoar e também pedir perdão e assim, seguir uma nova caminhada.  E aqui nessa celebração nós temos a oportunidade de colocar isso em prática. Somos chamados a olhar para as nossas vidas, para o que fazemos e deixamos de fazer e pedir, com sinceridade, o perdão do nosso Deus! Para esse momento de confissão, convido aqueles que puderem a se colocarem de pé. Oremos:

  Amado Deus,

  É advento! Tempo em que luzes enfeitam e resplandecem sobre as cidades lembrando que algo bonito está se aproximando. E nós queremos que a beleza desse novo tempo invada as nossas vidas, clareie os nossos caminhos, mas isso de fato, só é possível, através da luz de Jesus Cristo, o teu filho amado. E por isso estamos aqui, para pedir que a verdadeira luz invada os nossos corações e transforme o nosso agir. Pois, muitas vezes nós nos afastamos da tua palavra e do teu amor e assim, pecamos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Não queremos mais andar em caminhos escuros, por isso, humildemente, pedimos, perdoa-nos ó Pai. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO

 Deus em sua infinita graça vem ao nosso encontro através de Jesus que disse: Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida,” João 8.12. Por essa palavra eu anuncio, os teus pecados foram perdoados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

KYRIE

Kyrie

Como comunidade reunida  os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Nº 56- LCI – Pelas dores deste mundo.

ORAÇÃO DO DIA

Oremos:

 Deus amado, estamos reunidos em comunidade para ouvir a tua palavra que quer conduzir os nossos passos e preparar os nossos corações, de forma especial, nesse tempo de advento. Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos acolhê-la em nossos corações e mentes, e que possamos também a praticá-la em nosso dia a dia.  Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, o teu filho amado, que contigo e o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém. 

LITURGIA DA PALAVRA

 

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 122

2ª Leitura Bíblica: Romanos 13.11-14

   L  Aclamemos ao Evangelho, cantando:

   C  Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mateus 24. 36 - 44

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 171 - LCI – Ontem, hoje e sempre

PREGAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos, irmãs em Cristo.

Estamos iniciando um novo tempo, é o início de um novo ano eclesiástico, é o início do advento! A primeira estrofe de um hino bastante conhecido no diz que “Advento é tempo de preparação, de abrir caminhos para o Deus criança. É estar disposto a ajudar um irmão e a uma irmã encher de esperança. Advento é tempo de avaliação, de unir caminhos e a acertar estradas. É tempo certo p'ra pedir perdão e perdoar, seguindo de mãos dadas.”

 Vejam que tempo bonito e especial: luzes, cores e perfumes já podem ser vistos e sentidos, anunciando esse novo tempo em que, também, a esperança se renova! O inicio do novo ano eclesiástico nos faz olhar para a vida da igreja, seus propósitos e a sua missão, a partir de hoje, um novo tema e lema do ano (verificar quais são e mencioná-los aqui) darão base para a reflexão e caminhada da vida da igreja!  Ao mesmo tempo, o início do advento lança os nossos olhos para o passado, nos lembrando de Jesus, o Deus criança que já veio; e nos faz olhar para o futuro, nos lembrando da promessa de que Jesus, o nosso salvador que virá em poder e glória.  E diante dessa promessa, o texto do evangelho de Mateus que ouvimos a pouco, nos mostra que nós não sabemos o dia nem a hora em que Jesus virá, por isso, nos exorta a vigiar!

Querida comunidade, se em um primeiro momento os nossos olhos se voltam para o passado, recordando-nos de toda a caminhada da vida da igreja, desde a espera e vinda de Jesus; de outro, esse tempo nos faz olhar para o presente, para o momento que estamos vivendo aqui e agora. E diante disso, talvez seja importante nos perguntarmos: - Nós estamos honrando com aquilo que Deus já fez por nós? - Estamos vivendo como pessoas crentes de que em Jesus encontramos tudo o que precisamos para viver e ajudar a construir um mundo novo? Ou estamos vivendo como pessoas que não acreditam e não oram mais pela paz como fez o salmista (Sl122)? Que não buscam mais o perdão e a reconciliação com Deus e com o próximo?

A palavra do profeta Isaías também nos faz olhar para “os últimos dias”, quando acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido no alto dos montes². Essa palavra aponta para aquilo que Deus fará através de Jesus: todas as nações, todos os povos o buscarão; uma nação não levantará mais a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Nós somos convidados pelo profeta a participar de tudo isso, ele nos chama: Venham, andemos na luz do Senhor!

A palavra de Deus nos exorta a agirmos como pessoas envolvidas pelo amor misericordioso de Deus que nos fora revelado em Cristo Jesus, o Deus menino. Pessoas que se sabem amadas por Deus partilham desse amor, testemunhando através de gestos concretos aquilo que somente ele é capaz de fazer: moldar corações, transformar vidas e realidades. Porque esse é o tempo certo de avaliar as nossas vidas, de unir caminhos e acertar estradas. É tempo certo p'ra perdoar, pedir perdão e seguir juntos, de mãos dadas. Que o Santo Espírito do Senhor nos ajude e guie. Amém. 

HINO

Nº 358 - LCI – Advento é tempo de preparação

CONFISSÃO DE FÉ

   Como igreja, queremos confessar a nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 477 - LCI–  Obrigado Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

 

PAI NOSSO

Amado Deus, nós nos achegamos mais uma vez diante de ti, para louvar e agradecer, pela nossa vida, pela nossa família, pelo trabalho e pelo pão de cada dia. Louvamos e agradecemos pelo teu perdão e pela oportunidade de ouvir a tua palavra e deixar que ela ilumine a nossa vida! Deus amado permite que o teu Santo Espírito nos ajude para que nesse tempo de advento, possamos experimentar e partilhar do teu amor de forma mais intensa e verdadeira. Que possamos espalhar sinais da tua paz e justiça por todos os cantos e lugares, assim como fazemos com as luzes e piscas- piscas que enfeitam as nossas casas e vitrines. Usa-nos conforme a tua vontade. Amado Deus, agradecidos, colocamos sob o teu cuidado e proteção as nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade. Tudo mais que carregamos em pensamentos e corações entregamos aos teus cuidados por intermédio de Jesus, o teu Filho amado que nos ensinou a orar: Pai nosso... 

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BÊNÇÃO

Bênção

“O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, o Senhor tenha misericórdia e te dê sua paz”

ENVIO

Envio

Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão. 

CANTO FINAL

Nº 305 - LCI – Caminhamos pela luz de Deus


Autor(a): Pastora Raquel Karlike Lopes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68590

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br