JUVENTUDE EVANGÉLICA
A Juventude Evangélica (JE) é a juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Por JE entendem-se os movimentos organizados, vinculados a uma comunidade da IECLB que surgem a partir de desafios concretos e que respondem a interesses específicos de jovens, visando à responsabilidade para com a pessoa em sua totalidade.
Ninguém sabe ao certo quando e onde se reuniu o primeiro grupo de juventude evangélica. Pode ter sido ainda durante os primeiros anos de colonização alemã no país, no final da primeira metade do século passado. Têm-se os primeiros registros relativos ao ano de 1896.
SIGNIFICADO DO LOGO DA JE:
Juventude Evangélica, a sua ação é para que haja mais justiça e comunhão entre as pessoas e um mundo não dividido.
O círculo representa o mundo dividido em partes desiguais, nas quais há superabundância para poucos e miséria para muitos.
No mundo, dividido em partes desiguais, as pessoas precisam de justiça e comunhão, no entanto, são discriminadas por sexo, cor, idade e posses.
A luta da juventude e o testemunho da Juventude Evangélica se darão sempre conforme as bases confessionais da IECLB. Ela sente-se ligada à sua Igreja e, por meio dela, à Igreja de Cristo no mundo.
O CONGRESSO
O Congresso acontece desde 1970, a cada dois anos, apenas não foi realizado em 1998 devido ao processo de reestruturação da Igreja, ano no qual foi realizado um fórum nacional da JE. Em todos esses anos, o evento aconteceu com características e finalidades distintas de acordo com o momento e a forma como a Juventude Evangélica estava inserida na estrutura da IECLB. Nos anos 2000, o Fest’Art foi adicionado na programação, com oficinas e atividades culturais e de formação. O evento cresceu progressivamente em número de participantes, representatividade e, simultaneamente, no impacto gerado nos grupos de JE das comunidades e nas organizações sinodais.
Os trabalhos desenvolvidos no CONGRENAJE vêm sendo constantemente replicados na vida comunitária. É possível perceber que as pessoas jovens atingidas direta ou indiretamente pelo Congresso, pela onda que ele impulsiona, estão cada vez mais convictas de sua identidade como jovens cristãs e cristãos de confissão luterana e como membros do grande e diverso corpo que é a nossa IECLB.
O CONGRESSO DE 2014
Muitas pessoas podem questionar porque esse evento vai acontecer em Espigão do Oeste, Rondônia, na região norte do Brasil, distante das principais concentrações de luteranos no país. Uma série de convicções nos levou, ou melhor, levou os quase mil jovens reunidos em Pelotas/RS, em julho de 2012 a, por unanimidade, escolherem Espigão como sede do CONGRENAJE de 2014.
Primeiramente, a convicção de que o Sínodo da Amazônia dispõe de condições para organizar a estrutura local para o congresso e a certeza de que o evento está maduro o suficiente para encarar os desafios geográficos impostos pela imensidão do Brasil. Outra, muito importante, é a de que temos muito a aprender com o contexto que visitaremos e viveremos para nossa missão de ser Igreja de Jesus Cristo no Brasil.
Contudo, a maior e mais importante das convicções, sem desconsiderar as demais, é a de que a nossa Igreja está pronta para realizar um evento desse porte no Norte do país. O CONGRENAJE não é e não se quer que seja só da JE, é um encontro que sempre mais e mais constrói e edifica a IECLB, uma Igreja de e para todas as pessoas.
Voltar para Índice do Caderno de Estudos Pré-CONGRENAJE 2014