Palavr@ção on-line 19
DIACONIA
Expediente
PALAVRAÇÃO é uma publicação da IECLB - Secretaria de Formação
Postagem: Portal Luteranos - Outubro de 2014
Colaboração: Secretaria de Ação Comunitária e Conselho Nacional da Juventude Evangélica CONAJE
Elaborador: Teol. Rogério Oliveira de Aguiar
Equipe de revisão: P. Jaime Jung, Diac. Simone Engel Voigt e Prof. Katilene Willms Labes
Revisão Ortográfica: Thais de Souza Schlichting
Projeto Gráfico: Artur Sanfelice Nunes
Coordenação: P. Antonio Carlos Oliveira
Contato: secretariageral@ieclb.org.br
PALAVR@ÇÃO é um material destinado às pessoas que orientam os trabalhos com grupos de jovens na IECLB. Cada estudo possui duas partes: uma teórica (PALAVRA) e outra prática (AÇÃO). Dessa forma, a reflexão sobre um assunto importante vem conectada a sugestões de atividades práticas para a juventude.
Palavra
Oferece uma reflexão a respeito do tema proposto. Dessa maneira, você terá acesso a um subsídio de auxílio para a preparação de estudos sobre determinada temática.
Ação
Apresenta sugestões de dinâmicas e atividades para o estudo. Você pode adaptá-las e complementá-las para melhor atender à realidade e às necessidades do grupo de jovens.
PALAVRA: Diaconia transformadora
A palavra diaconia vem do grego “diakonia” e foi traduzida para o português como “serviço” ou “ministério”. Na sua origem, a palavra diaconia não possuía um significado religioso. Para o povo grego, diácono/diácona era aquela pessoa que servia a mesa. No cristianismo, esse termo passou a designar a pessoa que se coloca a serviço, que atua em prol das outras em situação de sofrimento. A mesa, segundo os evangelistas, é descrita como espaço de comunhão e partilha. Colocar-se à disposição da pessoa em necessidade é um ato genuinamente cristão.
As primeiras comunidades cristãs tinham como principais características o cuidado, a partilha, a comunhão e a assistência. Essas ações concretas em prol daqueles e daquelas que necessitam era chamada de diaconia.
Mas a diaconia vai muito além das ações de assistência, acompanhamento a pessoas doentes, apoio a famílias enlutadas, distribuição de alimentos e roupas - as chamadas “obras de misericórdia”, conforme nos fala o texto de Mateus 25.31-46. A diaconia transformadora olha para a pessoa em necessidade, coloca-se junto, caminha ao lado. Busca o empoderamento para que a pessoa em vulnerabilidade se torne protagonista da sua história.
Jesus propõe novas bases para fundamentar as relações entre as pessoas
Conforme o texto bíblico de Lucas 22.24-27, percebemos que entre os discípulos de Jesus surge uma discussão sobre quem é mais importante entre eles. Surge a disputa por espaço e poder também entre os seguidores e as seguidoras de Jesus. Percebendo isso, Jesus lança um questionamento sobre a estrutura política e social da época, o contexto era de imperialismo romano na Palestina. O modelo segue uma lógica de poder e opressão, entre os que dominam e os que são submetidos. E ao dizer que entre os seus seguidores e seguidoras não deve ser assim, Jesus está apresentando uma nova proposta de organização social com base na igualdade e na justiça social. Jesus se coloca na posição de “servo” ao dizer que ele é como aquele que serve. Dessa forma, ele inverte o modelo social que valoriza determinados grupos ao mesmo tempo em que exclui outros. É enfático ao dizer que os seus seguidores e seguidoras não devem ser assim.
Muito tempo se passou e ainda experimentamos um modelo político, social e econômico que marginaliza alguns grupos enquanto privilegia outros. Podemos nos perguntar: quem são essas pessoas que hoje podem estar vivenciando situações de sofrimento e exclusão? Povos indígenas, pequenos agricultores e agricultoras que perdem as suas lavouras por causa de fortes chuvas ou estiagens prolongadas, pessoas sem teto nas grandes cidades, pessoas com deficiência, crianças e pessoas idosas em situação de abandono, jovens vítimas da crescente violência social e tantas outras. São as vidas com as quais, por meio das ações diaconais transformadoras, devemos buscar comunhão.
Passando a palavra
Diante dessa realidade, somos chamados e chamadas a fazer a diferença no mundo. Especialmente a juventude evangélica – JE que tem uma grande missão nesse contexto de sofrimento e desigualdade. O protagonismo jovem se dá nas ações conscientes, voltadas para transformação de uma realidade injusta, valendo-se de posicionamentos críticos frente à opressão sobre aquelas pessoas esquecidas pela sociedade. Mas essas ações precisam ser embasadas nas ações do próprio Jesus Cristo.
A “Boa Nova” contida no evangelho aponta para uma vida plena e digna. É nosso compromisso sermos protagonistas desta mudança, dando sinais concretos da proposta libertadora e profética de Jesus Cristo no mundo.
A construção de uma sociedade mais justa e igualitária requer esforços coletivos. Juntos e juntas formamos uma igreja comprometida com a igualdade, com a justiça e com superação da violência.
Bibliografia:
- BEULKE, Gisela (Org.). Diaconia em situação de fronteira. Ed. SinodalCEBI, São Leopoldo, 2001.
- NORDSTOKKE, Kjell (Org.). A diaconia em perspectiva bíblica e histórica. Ed. SinodalEST, São Leopoldo, 2003.
- STARNITZKE, Dierk. Diaconia –Fundamentação bíblica –Concretizações éticas. Ed. SinodalEST, São Leopoldo, 2013.
- GAMELEIRA, Sebastião Armando. Diaconia e profecia. In:
http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/download/diaconia.doc
SAIBA MAIS:
Dica de música:
- Utopia: Zé Vicente.
- O meu guri: Chico Buarque.
Dica de texto:
- Diaconia: braço da Igreja em direção ao mundo. Novo Olhar. Ano 12. Nº 55 – Julho a Setembro. Sinodal: São Leopoldo, 2014.
Dica de vídeo:
- O que faz você feliz?
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DsKJOUPByws
Dica de sites
- A IECLB tem uma Coordenação de Diaconia instituída para coordenar, articular, e acompanhar a tarefa diaconal. Acesse o link: http://www.luteranos.com.br/organizacao/missao-diaconia
- Fundação Luterana de Diaconia (FLD) apoia grupos e projetos em todo o território brasileiro. Seu trabalho se dá com grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas, sem discriminação de etnia, gênero, convicção política ou credo religioso.
Acesse o link:http://www.fld.com.br
- Conheça o projeto Diaconia na Rede e as instituições diaconais ligadas a IECLB que trabalham na assistência e na garantia de direitos de crianças e adolescentes:
Acesse o link http://diaconiaemrede.com.br/
AÇÃO - Diaconia transformadora e comunhão
Leitura Bíblica: Lucas 22.24-27
Impulsos para meditação: O reformador Martim Lutero disse em um de seus sermões: “Saiba que servir a Deus não é outra coisa, senão servir ao teu próximo, fazendo-lhe bem com amor, seja ele uma criança, uma mulher, um empregado, um inimigo ou um amigo. Não faças distinções quaisquer. O teu próximo é aquele que necessita de ti em assuntos de corpo e alma. Onde podes ajudar corporal e espiritualmente, lá há serviço a Deus e boas obras”.
Reflita sobre as seguintes questões:
- Em nossa sociedade atual quem são as pessoas que normalmente são consideradas as mais importantes?
- O que podemos entender de Jesus quando ele diz que a pessoa mais importante é aquela que serve as outras?
Dinâmica: Trazendo luz
Material necessário: Folhas com notícias ou recortes de jornais e revistas, aparelho de som, música, velas em quantidade suficiente e fósforo.
Preparação antes do encontro
Procure na internet, em sites de notícias, algumas reportagens relacionadas a algumas atitudes de violência cometida contra crianças, jovens ou pessoas idosas. Podem ser casos de agressão e maus tratos, descaso da família e dos órgãos púbicos, etc. Jornais e revistas também podem ser usados como fonte de pesquisa. Dê preferência para textos mais curtos ou faça um resumo da matéria para que a leitura dela durante o encontro não tome muito tempo. Pensando o número aproximado de participantes do grupo de jovens, selecione uma determinada quantidade de notícias que lhe possibilite formar grupos de até quatro pessoas. Imprima ou recorte essas notícias separadamente.
Preparação do ambiente
Deixe o ambiente o mais escuro possível. Espalhe as notícias pelo espaço da sala e coloque uma vela acesa sobre cada uma delas.
Primeira Parte:
- Peça que a turma fique em silêncio e forme um círculo. Coloque uma música para tocar. A sugestão é a música “O meu guri” do Chico Buarque, mas pode ser outra segundo a sua preferência;
- Ao termino da canção, forme os pequenos grupos, entregue uma notícia para cada um dos grupos e peça que se reúnam sob a luz da vela;
- Cada grupo lê o seu texto e conversa sobre a notícia em pauta. Algo em torno de 10 minutos deve ser suficiente.
Segunda Parte:
Feita a primeira parte, convide para que cada grupo elabore uma pequena encenação que represente aquela notícia. Dê um tempo para o pessoal preparar e depois convide o grupo a se apresentar para o grande grupo.
Reflexão: Após todas as apresentações, retornem para o círculo. Para estimular o diálogo, você pode perguntar o seguinte:
- O que essas notícias têm em comum?
- O que nós, enquanto Igreja viva de Jesus Cristo, podemos fazer diante de situações como essas?
- O que isso tem a ver com o tema Diaconia transformadora e comunhão?
Comentário: Se você julgar apropriado, pode falar sobre algo do que consta na parte teórica (Palavra) deste estudo ou mesmo mencionar o que aparece na parte SAIBA MAIS. Se for o caso, também comente que: não podemos nos conformar com a violência em nosso país. A superação da violência é de grande importância e um assunto que diz respeito a toda a sociedade, de forma muito especial às igrejas. E para isso, é preciso agir em defesa da vida por meio de atitudes diaconais de inclusão, cuidado e respeito para com as outras pessoas, principalmente aquelas que têm os seus direitos negados.
Terceira Parte:
Para finalizar, distribua uma vela apagada para cada participante e peça que cada um e cada uma diga uma palavra que pode ajudar, de alguma forma, a resolver esses problemas que apareceram nas notícias. Na medida em que as pessoas falam, se acendem as velas.
Atividade Complementar: Pesquisa sobre diaconia
Motive o grupo de jovem a fazer uma pesquisa sobre quais são as atividades diaconais desenvolvidas na sua comunidade, paróquia ou mesmo no sínodo. Vocês podem consultar o ministro ou a ministra de sua comunidade. Depois, visitem alguma dessas atividades e, se possível, se envolvam de alguma forma nesse trabalho. Registrem em vídeo ou fotos e, num próximo encontro do grupo de jovens, conversem sobre essa experiência. Uma possibilidade também é compartilhar essas fotos no mural da comunidade ou por meio das redes sociais.
TEM A VER
– Histórias de protagonismo juvenil (2 Rios): o vídeo mostra o trabalho desenvolvido por jovens residentes em periferias da região metropolitana de Porto AlegreRS e do Rio de JaneiroRJ. Jovens que fazem a diferença por meio de ações que visam à transformação da realidade com base em ações concretas e inovadoras. O material foi produzido com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia – FLD e Federação de Assistência Social e Educacional - FASE. Disponível através dos links:
Acesse o livro: http://fld.com.br.s125105.gridserver.com/arquivos/pub_221285603861.pdf
Acesse o vídeo: http://fld.com.br/index.php/fld/videos/historias_de_protagonismo_juvenil1/
– “São Lourenço – Diaconia e Solidariedade” apresenta a atuação de pessoas voluntárias em um trabalho de socorristas junto as vitimas de uma grande enchente. Esse foi um trabalho que envolveu o Sínodo Sul-Rio-Grandense, a Paróquia de São Lourenço do Sul, a FLD e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA em um esforço coletivo em prol das vítimas dessa catástrofe ambiental.
Acesse o vídeo: http://fld.com.br/index.php/fld/videos/saeo_lorenco/
Sobre o Autor:
Rogério Oliveira de Aguiar – Assessor técnico na área de diaconia e a garantia de direitos na Fundação Luterana de Diaconia – FLD.