CARTA MENSAGEM DA REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA - CONAJE (20/08/2017)
“Eu quero caminhar com os pés firmes neste chão; enquanto falta tanto pão não posso me acovardar (...) Consola os rejeitados; que possam resistir! Desperta a tua Igreja p’ra neles te servir” (HPD 443)
Contagiados e contagiadas por essa fé transformadora, que inspira o caminhar da JE na busca por justiça, o Conselho Nacional da Juventude Evangélica - Conaje reuniu, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2017, seus e suas representantes e orientação teológica na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS – Sínodo Rio dos Sinos.
Refletindo sobre a pluralidade dos dons que cada pessoa possui, cada um e cada uma pôde compartilhar um pouco sobre os dons que recebeu por meio da Graça de Deus.
Relembramos o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, refletindo sobre a grandiosa tarefa de também partilharmos e dispormos nossos dons a serviço. Essa ação se resume na missão de Deus posta em prática, missão essa que é de levar vida plena a todas as pessoas.
Entretanto, reconhecemos que vida em abundância não é realidade de todas as pessoas que nos cercam. Vida digna passa por todos os aspectos da vida humana. Por conta disso, fomos provocados e provocadas a refletir sobre a linguagem como um instrumento capaz de gerar tanto empoderamento quanto invisibilização. A linguagem inclusiva, portanto, se apresenta como uma maneira de visibilizar essas pessoas que se encontram à margem da sociedade.
Movidos e movidas pelo anseio de aproximar pessoas e fortalecer a caminhada conjunta, o conselho dedicou-se intensamente à organização do XXIV Congresso Nacional da Juventude Evangélica - Congrenaje. Através da reflexão sobre o tema e o lema, nos lembramos das tantas pedras que se encontram no caminho, as quais impedem que muitas pessoas tenham vida com dignidade. Assim, nosso compromisso enquanto juventude evangélica é ser instrumento da graça de Deus, de modo que sejamos capazes de transformar essa realidade.
Cientes deste nosso compromisso em um mundo ainda repleto de sofrimentos, acreditamos que esta caminhada é fortalecida quando agregamos pessoas à rede de sonhos construída pela juventude. “Você também pode ajudar a vida aqui melhorar. De mãos dadas podemos fazer um mundo melhor pra viver!” (HPD 486).
São Leopoldo, 20 de agosto de 2017.