Paróquia Martin Luther

Sínodo Norte Catarinense



Rua Tubarão , 326 - América
CEP 89204-340 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1817 | (47) 9841-60283
cejpml@netvision.com.br
ID: 210

Romanos 6.11-14 - Alegria, Esperança e Tranquilidade

Prédica

05/08/2007

Leitura Bíblica Básica: Romanos 6.11-14
Outras Leituras: Romanos 8.1-11
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 05/08/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O texto de Romanos 8 começa com uma afirmação que traz alegria, esperança e tranqüilidade: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Paulo reafirma o que Jesus já havia afirmado em João 5.24: Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte para a vida.

Estas afirmações trazem para nós um alívio de preocupação, uma tranqüilidade para viver, e, como conseqüência, ALEGRIA DE VIVER PORQUE SOU UM CRISTÃO.

Não há julgamento, condenação PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.

E aqui precisamos ver o que significa estar em Cristo Jesus.

1. Estar em Cristo Jesus significa estar livre da condenação da lei de Deus. A lei de Deus nos mostra sua vontade. E, no pensamento judaico da época de Jesus, cumprir a lei é o meio de alcançar/adquirir a salvação. No entanto, ao vermos a lei de Deus, constatamos que não conseguimos cumpri-la e, ao não cumprir o que Deus quer, somos automaticamente condenados. Como, então, ser salvo? Paulo diz: ESTAR EM CRISTO JESUS, CRER NELE, e Jesus diz: CRER NAQUELE QUE O ENVIOU, OU SEJA, DEUS.

2. E estar em Cristo Jesus significa deixar-se orientar pelo ESPÍRITO de Deus, e não pela carne (natureza humana pecadora). Usando uma frase do próprio apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5.17: Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Quem é esta nova pessoa? É aquela que crê e que se deixa orientar pelo espírito de Deus.

3. Neste texto de Romanos 8, é preciso deixar claro que CARNE não se refere aos instintos carnais ligados à sexualidade. CARNE É TODA A REALIDADE QUE VIVE EM OPOSIÇÃO A DEUS.

4. Por isso, também o termo ESPÍRITO não significa pensamentos nobres em oposição às paixões inferiores, ou algo que designa desligamento daquilo que ocorre com nosso corpo e conosco dia-a-dia aqui nesta terra. ESPÍRITO É O PODER DE DEUS QUE ORIENTA TODA A MANEIRA DE SER DA PESSOA.

5. O texto deixa clara esta oposição quando diz nos versículos 6 e 7: Porque o pendor da carne é para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus.

6. Portanto, cada um de nós deve viver guiado pelo Espírito de Deus, fazendo o bem.

7. Mas você pode me dizer: pastor, eu, muitas vezes, quero fazer o bem, mas não consigo. E, muitas vezes, faço também o mal, mesmo sem querer. Ou seja, EU NÃO CONSIGO CUMPRIR A LEI DE DEUS. Esta preocupação não é algo novo nem uma preocupação exclusiva de nossos tempos. Já o apóstolo Paulo via esta realidade em sua vida e faz a afirmação em Romanos 7.19: Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

8. Por isso, Deus nos deu Jesus Cristo. Por nos conhecer e saber que somos seres humanos pecadores, que não conseguem cumprir a lei de Deus, o próprio Deus nos deu Jesus Cristo. Por isso, Paulo escreve que não há nenhuma condenação PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.

9. Como seres humanos, vivemos neste PARADOXO. Somos justos e pecadores ao mesmo tempo, diz Lutero. PECADORES, por não conseguirmos cumprir totalmente a lei/vontade de Deus. JUSTOS por sermos perdoados e salvos por Jesus Cristo.

10. Mas nós, através da Palavra de Deus, temos consciência, sabemos desta nossa inclinação humana ao pecado - à CARNE - usando as palavra de Paulo. E o nosso ser cristão consiste em, dia após dia, 1. controlar esta nossa inclinação pecaminosa, resistir à nossa carne/natureza humana; 2. Renovar nossa fé, deixando-nos guiar pelo Espírito de Deus.

11. O que jamais podemos fazer é fazer o mal/agir segundo a nossa carne/natureza humana PROPOSITALMENTE, pois isto traria para nós condenação. Como falamos ainda ontem na conversa pré-batismal - vou fazer o mal e depois eu peço perdão - e Deus vai me perdoar.

12. E é significativo que tenhamos hoje um Batismo, pois o significado do Batismo é o tema desta prédica e deste texto de Paulo em Romanos 8: no Batismo, somos aceitos por Deus, apesar da nossa carne/natureza humana pecadora; e Deus nos dá o seu Espírito Santo, para que nós vivamos guiados pelo Espírito todos os dias da vida.

13. Que possamos viver como cristãos: 1. Sabedores de que nossa natureza humana pecadora quer nos afastar de Deus e que procuremos controlar esta nossa tendência a viver segundo a carne; 2. Dizendo, dia após dia, Eu sou um cristão batizado, quero viver de acordo com a vontade de Deus, deixando-me guiar por seu Espírito

Amen.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8884

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br