Leitura Bíblica Básica: Atos dos Apóstolos 2.1-13
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 11/05/2008
Data Litúrgica: Domingo de Pentecostes / Dia das Mães
Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.
Gostaria de iniciar minhas palavras contando a vocês um fato acontecido com uma criança que ia fazer uma apresentação na Igreja, assim como hoje as crianças do culto infantil irão fazer. Uma destas crianças era filha da orientadora do culto infantil. E esqueceu a parte que ela devia falar. A mãe, orientadora, sentada no primeiro banco, se inclinou em direção ao filho e cochichou:
- Você deve falar: EU SOU A LUZ DO MUNDO. E repetiu EU SOU A LUZ DO MUNDO.
O menino sorriu e falou em voz bem alta
- Minha mãe é a luz do mundo!
Quando eu li esta história, refleti sobre o quanto de verdade ela contém. E, se vocês forem pensar, realmente as mães são a luz do mundo para seus filhos. Elas transmitem amor, elas dão carinho, elas amamentam, elas corrigem, elas ensinam... As mães transmitem a luz de Deus para seus filhos e filhas. Jesus diz: Eu sou a luz do mundo (João 8.12). E ele diz também Vós sois a luz do mundo. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas voas obras e glorifiquem ao vosso pai que está nos céus. (Mateus 5.14,16)
Podemos dizer, Deus é a FONTE, a USINA que gera a luz, as mães são as lâmpadas que recebem esta luz e a transmitem para seus filhos/as. (colocar um rabicho na tomada). Assim, a luz da mãe deve brilhar para seus filhos/as para que conheçam o amor de Deus.
E, fazendo a ligação para o dia de Pentecostes, é o Espírito Santo de Deus o condutor que traz esta luz de Jesus para cada pessoa, para cada mãe. Lembro do versículo bíblico lido no início do culto, de João 14.26: Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Que cada mãe possa ser a luz de Deus para seus filho/a (s), transmitindo o amor que Deus nos presenteia. Nas palavras de Eféios 6.4: não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.
Gostaria de encerrar lendo um texto intitulado EU ACREDITO NO AMOR DE MÃE:
Eu acredito no amor de mãe
Eu acredito em Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, nascido da promessa A uma virgem chamada Maria.
Eu acredito no amor que Maria deu ao seu filho, Jesus, amor que levou Maria a seguir Jesus no ministério e ficar com Jesus até o fim, diante da cruz quando ele morreu.
Eu acredito no amor de todas as mães, e na importância deste amor para as vidas de seus filhos/as. É mais forte que ferro, mais suave que veludo, e mais resistente do que uma palmeira no vento.
Este amor sara feridas, derrete revoltas, e permite a criança mais fraca ficar firme e forte nos campos da adversidade.
Eu acredito que este amor, no seu melhor momento, é apenas uma sombra do amor de Deus, um reflexo de tudo que podemos esperar de Deus.
E, eu acredito que uma das mais belas coisas deste mundo é uma mãe que permite que este amor maior de Deus passe por ela para seu filho, abençoando o mundo com a ternura de seu toque e as lágrimas da sua felicidade.
(Traduzido de: Larson, Craig Brian, editor Illustrations for Preaching and Teaching from Leadership Journal, Grand Rapids: Baker Book House, 1993, p. 160)
Amém.