Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se! (Filipenses 4.4)
Será que a alegria depende da nossa vontade? Podemos escolher estar alegre? Ou a alegria é determinada pelas circunstâncias?
O apóstolo Paulo parece ter uma forte convicção de que alegria não é fruto do acaso, mais do que isso, que alegria também não depende de nós. Ele coloca um parâmetro ou um critério: alegrar-se no Senhor! Certamente, não é uma alegria condicional ou passageira.
O que produz essa alegria? Ou podemos perguntar o que não traz essa alegria? Em primeiro lugar, não são nossos méritos, nem nossas posses. Também não é através de sensações intensas e momentâneas. Igualmente, não temos como comprar essa alegria ou se iludir que comprando e acumulado coisas teremos alegria.
Estar com Cristo! Essa comunhão traz alegria. Em termos práticos, se a gente fizer algo na seara do Senhor, nós estaremos trabalhando com Cristo, não para Cristo. Ou seja, diferente de fazer algo para Cristo, com a intenção de receber algo de Cristo, vivemos com Cristo. Viver com Cristo e permitir que Cristo conduza nossas vidas nos torna alegres!
Que você possa sempre experimentar essa alegria no Senhor!
P. Ricardo Cassen
Pastor Sinodal
Sínodo Planalto Rio-Grandense
Reside em Carazinho/RS