História do povo evangélico luterano


ID: 2927

Inauguração do Busto de Lutero em Nova Friburgo-RJ

02/03/2004

Discurso de inauguração

Com muita alegria e com muita emoção estamos reunidos aqui em Nova Friburgo para este momento que, sem dúvida, é histórico e do maior significado para o prostestantismo brasileiro.

Ao me deparar com a notícia de que no Chile se inaugurara o primeiro busto de Martim Lutero na América Latina, acalentei a idéia de que algo semelhante dever-se-ia empreender no Brasil.

As primeiras perguntas evidentemente foram: Onde? Quando? Como?

Amadureceu gradativamente o projeto de confeccionar um busto no Brasil e de legá-lo à cidade de Nova Friburgo porque foi nesta região que o protestantismo se estabeleceu de forma continuada ao longo de 180 anos.

Seria justo homenagear a primeira comunidade evangélica brasileira no período pós-colonial que não sofreu solução de continuidade. 

A chegada dos imigrantes alemães no Brasil está na base da implantação das comunidades evangélicas e luteranas. Agora, a imigração é um processo maior do que a constituição de comunidades evangélicas e luteranas no Brasil. Aqui em Nova Friburgo os dois processos se confundem, mas de forma alguma podemos igualá-los no seu sentido amplo. Se assim procedêssemos seriamos profundamente injustos com os imigrantes que professavam outros credos.

Porque homenagear os 180 anos desta comunidade com um busto de Martim Lutero?

Lutero está na base de um amplo movimento histórico que marcou profundamente a história ocidental a partir do século XVI. Ele empreendeu ou foi protagonista de um movimento no interior do cristianismo que alterou profundamente as relações sociais, políticas, culturais no interior da sociedade. Possibilitou uma nova visão de mundo a partir de uma fé cristã revivificada graças à redescoberta do Evangelho mediante uma releitura bíblica. 

Homenageamos ao Dr. Martim Lutero justamente porque ele recebeu este título pela defesa de tese nas Sagradas Escrituras.

Dr. Martim Lutero é maior do que as igrejas, mesmo aquelas que se denominam luteranas. Cabe, no entanto, a elas apontar para a dimensão e a importância de Martim Lutero para a cristandade e para a formação e estabelecimento da cultura moderna. 

Martim Lutero não é propriedade da Igreja Luterana. Por isso seu lugar originalmente previsto não o seria o deste jardim. Por razões de ordem prática não foi possível colocá-lo em espaço público, mas mesmo assim permanece como lembrança e símbolo para toda a sociedade brasileira e de todas as igrejas cristãs. Para os cristãos o desafio de descobrir ou redescobrir sempre de novo a importância das Sagradas Escrituras e, em especial, afirmar e reafirmar, valorizar e reinterpretar da teologia da graça e da justificação para homens, mulheres, jovens e crianças de nosso tempo e de nosso país.

Fica o desafio para a sociedade brasileira de olhar com carinho as bases da cultura política contemporânea profundamente inspirada em princípios provindos da Reforma e de um de seus protagonistas, a saber, o tema da liberdade e da participação na vida pública e, por conseguinte, a consolidação da vida democrática.

Ao inaugurarmos este busto não rendemos adoração a um santo nem prestamos culto a imagens. Apenas chamamos atenção para uma pessoa que, chamada por Deus, testemunhou, dentro de seu tempo, a verdade evangélica de forma corajosa e inspirou milhares de pessoas a fazer o mesmo pelo mundo afora ao longo dos últimos quatro séculos.

P. Dr. Rolf Schünemann é pastor sinodal do Sínodo Sudeste
e pastor 2º vice-presidente da IECLB
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br