IDENTIDADE DESDE A PERSPECTIVA DA MULHER LUTERANA
MULHERES NO TEMPO DA REFORMA*
Nas comemorações dos 500 anos da Reforma, “o foco da memória muitas vezes está intimamente ligada aos principais nomes da época da Reforma. Nomes como Martin Luther, Philip Melanchthon, Johannes Calvin e Huldrych Zwingli são apresentados. Mulheres enriqueceram, com suas ideias e ações, de formas bem diversas, a continuidade da Reforma. Sua influência muitas vezes é pouco conhecida, ou foi um pouco banalizada ao longo dos relatos históricos tradicionais.
A Rede de Mulheres da Federação Luterana Mundial (Mulheres na Igreja e Sociedade / WICAS) assumiu a tarefa de dar visibilidade mundial à identidade de mulheres que foram atuantes na Reforma. A identidade própria também integra muitas vezes a história de seu país, sua confissão religiosa e o contexto familiar e social.
Na conferência de WICAS Europa Ocidental de outubro de 2012, em Wittenberg, participantes da Itália, Holanda, Áustria e Alemanha decidiram, a título de exemplo, publicar, em uma série de cartões postais, biografias de mulheres que influenciaram a Reforma.
Duquesas, simples serviçais, esposas de pastores, viúvas, mulheres com muitos filhos, mulheres sem prole, empenharam-se intensivamente pela Reforma. Sujeitaram-se a zombarias, conflitos; muitas vezes assumiram grandes desvantagens pessoais e familiares; em alguns países foram exiladas, arriscaram sua saúde e não vacilaram ao serem encarceradas por conta de suas ações reformatórias. De modo algum se limitaram apenas a cozinhar e escutar.
Os curtos textos dos cartões postais têm o objetivo de atiçar a curiosidade. O ocupar-se com esta época oferece impulsos para a participação ativa de mulheres na moldagem de religião e sociedade.”
Proposta de ação
Com vistas ao jubileu da Reforma, distribuir e estudar os cartões postais nos grupos comunitários como forma de despertar a curiosidade e expandir os conhecimentos sobre a atuação de mulheres na época da Reforma. Aprofundar estudo e reflexão do tema a partir do material disponibilizado no Portal Luteranos: Estação Presença das Mulheres
*Texto extraído de http://www.evlks.de/leben_und_glauben/kirche_und_welt/20502.html
(tradução de Magret A. Reus)