Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Práticas responsáveis de consumo e alimentação saudável na IECLB

30/06/2023


A Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA), em Porto Alegre (RS), recebeu, no dia 21 de junho, o Encontro Comércio Justo, Consumo Responsável e Alimentação Saudável. Mais de 80 pessoas participaram da atividade, que teve como objetivo construir, de forma coletiva, estratégias e ações que contribuam com relações justas de produção e distribuição de bens nos espaços da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O encontro foi promovido pela Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, Rede de Comércio Justo e Solidário e Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e com apoio da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA).

Participaram pessoas da Rede de Comércio Justo e Solidário, representantes dos sínodos da região Sul, da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), da Legião Evangélica Luterana (LELUT), da Juventude Evangélica, do Programa de Gênero e Religião e equipe da FLD-COMIN-CAPA.

Junto ao encontro, aconteceu a Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar Agroecológica, com a venda de diversos produtos de artesanato, confecções e alimentos saudáveis agroecológicos de empreendimentos e cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que fazem parte da Rede. Entre eles, empreendimentos acompanhados pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), programa da FLD que assessora cooperativas e associações da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais e promove a comercialização de alimentos saudáveis.
 

Rede de Comércio Justo e Solidário: Criada em 2012, a Rede possibilita a autonomia e o sustento de muitas famílias, além de movimentar a economia das comunidades locais e promover outra forma de consumo mais responsável. São mais de 40 empreendimentos econômicos solidários, parceiros da FLD, nos três estados da região Sul do país, a maioria integrados por mulheres. Saiba mais sobre a Rede.
 

“O comércio justo impulsiona a construção de um mundo mais justo e digno para toda e qualquer vida”, destacou o P. Olmiro Ribeiro Junior, Secretário da Ação Comunitária da IECLB. “Nosso compromisso de fé parte da justificação por graça e fé, ou seja, ações que acolhem, promovem e dignificam a vida. E o comércio justo é uma proposta de nos envolvermos e partilharmos o que temos e o que somos com um comércio que traz valor e dignidade na sociedade e para as famílias”.

O P. Sinodal Eduardo Paulo Stauder, do Sínodo Nordeste Gaúcho, lembrou que viver em comunidades é cuidar da vida e, “para isso, é fundamental que a gente tenha atitudes que promovam a justiça, protejam as pessoas, façam com que a vida neste mundo seja realmente boa e digna para todos e todas”. Ele mostrou que, no Sínodo, os banners utilizados em eventos foram reciclados e transformados em sacolas através do empreendimento econômico solidário Ciclo Reverso. “São atitudes pequenas, mas significativas, que aproximam as pessoas e criam realmente uma grande rede que valoriza e protege a vida”.
 

Resumo do texto produzido pela Assessoria de Comunicação da FLD. 

Confira a matéria completa, clicando aqui
 

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br