Na periferia de Gravatá, uma iniciativa que garante o direito de brincar de centenas de crianças está sendo compartilhada por meio de um livro. A publicação intitulada “Uma Viagem Brincante” marca os 14 anos de atuação da ONG Pro Ludus O Caminho e traz como tema o funcionamento de seu principal projeto social: a Brinquedoteca. O lançamento será no dia 2 de agosto, às 19h, na Maximum Recepções e Eventos.
O livro resgata o histórico e a forma de trabalho da instituição, que disponibiliza seu espaço para o empréstimo e o uso de brinquedos pelas crianças da comunidade. As brincadeiras têm um caráter lúdico e educativo, e são o meio de estimular o aprendizado escolar e outros valores como o respeito, a cooperação e o espírito de equipe, além de temas como violência familiar e sexual, meio ambiente e alimentação. A Brinquedoteca também anima a comunidade na zona urbana e rural, aproveitando as atividades culturais e religiosas locais.
Chegando à instituição ainda uma criança tímida, a pedagoga Josefa Silva, 28 anos, aos poucos foi vencendo a insegurança e se transformou em uma jovem forte, corajosa e empoderada, que hoje faz parte da coordenação da instituição: “Sou extremamente grata a cada colaborador que investiu e investe neste trabalho tão lindo, que vem transformando vidas de meninas e meninos como eu. Hoje estando à frente desse trabalho, meu desejo é fazer o que for preciso para continuar plantando essa semente, do cuidado e amor ao próximo”, completa Josefa.
Outra novidade do livro é a publicação que está presente no verso: “A Brincadeira Unindo Gerações”, fruto de uma pesquisa feita com idosos e crianças da comunidade, a fim de resgatar os brinquedos e brincadeiras de antigamente, e unir as diferentes gerações em torno do brincar. Sendo assim, o objetivo deste material é servir de instrumento para compartilhar experiências com outras entidades, em apoio às suas ações diárias.
Local: Maximum Recepções e Eventos - Rua João Pessoa, 100 - Centro - Gravatá/PE