A segunda e última semana do intercâmbio entre os sínodos Nordfriesland-Vale do Itajaí, entre os dias 17 e 20 de setembro, teve como temas uma visita ao Wilhelminen-Hospiz, uma troca de conhecimento com Evangelischen Kinder und Jugendbüro, informações sobre a rede de comércio justo de Husum e diálogos sobre música na igreja, programa de férias com famílias e meio ambiente.
Na cidade de Niebüll, o grupo foi recebido pela senhora Christel Tychsen, colaboradora voluntária da instituição responsável por atender pessoas em estágio terminal e oferecer cuidados paliativos que amenizam o sofrimento. Além disso, Christel ainda salientou o trabalho que fazem com as famílias enlutadas ou pessoas envolvidas com aborto. “Há um cuidado com aqueles que ficaram para trás”.
A coordenadora do Evangelischen Kinder und Jugendbüro, Anna Ihme, organizou uma apresentação das áreas de atuação do órgão na região de Nordfriesland que compreende a elaboração de materiais, criação de seminários, parcerias com as comunidades, programas de férias, financiamento de projetos e proposição de temas para a realização de retiros. Na noite de terça-feira, lideranças da Comunidade de Niebüll participaram de uma confraternização com o grupo.
Na quinta-feira, 19, os intercambistas participaram de uma celebração na Marienkirche, no centro de Husum/Alemanha. A partir de um relato sobre sua vocação, Christian Hoffmann, responsável pela área de música em Nordfriesland, comentou a estrutura da área no âmbito sinodal. Na parte vespertina, Esther Jacobi, explanou sobre o comércio justo na Alemanha, apresentando dados oficiais e experiência com venda de produtos importados de países em desenvolvimento.
No dia seguinte, na Ilha de Föher, o grupo conheceu o trabalho da igreja que é realizado com turistas em férias. A coordenadora Monika Reincke descreveu algumas das atividades da pastoral do turismo como momentos de histórias, jogos cooperativos, meditações matutinas, trabalhos manuais, ações ambientais, entre outras iniciativas. Ainda na ilha, a delegação visitou o Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland, uma organização que tem como iniciativa conscientizar sobre a diminuição do uso de plásticos e outros objetos que prejudicam a vida nos oceanos.
Os anfitriões alemães ainda ofereceram dois momentos turísticos. Na quarta-feira, o grupo conheceu a cidade turística de Schleswig, inclusive com uma visita à escola dinamarquesa A. P. Moller Skolen e à Catedral Luterana de São Pedro. Na quinta-feira foi a vez de conhecer a história e os pontos turísticos da cidade de Husum.