Um grupo de Mulheres de países de língua portuguesa, como Brasil, Portugal, Moçambique e Angola estão reunidas na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, RS. O encontro iniciou no dia 12 e vai até a terça-feira, 16 de agosto.
Na pauta das mulheres temas como sexualidade, discriminação, violência, religiosidade, ecologia, economia solidária e organização feminina. O encontro é uma preparação para a 9a Assembléia do Conselho Mundial das Igrejas, que acontecerá entre 14 e 23 de fevereiro de 2006, em Porto Alegre. A partir deste encontro será determinada a ação das mulheres durante a Assembléia, que deve concentrar-se em um tema central, que aborde de forma marcante a atuação das mulheres diante do desafio de transformação. Um dos temas polêmicos do encontro foi a questão da violência contra as mulheres, trazido pela Pastora Elaine Neuenfeldt, que apresentou as participantes novos contrapontos para trabalhar o tema. Elaine destacou que é importante que as mulheres ofereçam seu testemunho do Evangelho, mostrando que é possível abordar os mais variados temas e ter atitude concreta em relação a eles.
Para a coordenadora do Grupo de Mulheres do CMI, Vera Roth, este é um encontro de mulheres que compartilham uma mesma fé, mas que vivenciam, em seus respectivos países, realidades culturais, sociais, políticas e econômicas diferentes. “As mulheres têm muito a contribuir nas igrejas e na sociedade pela sua sensibilidade particular em relação às coisas do mundo e do viver diário”, frisou.
A IECLB terá três delegados na Assembléia - Ana Maria Brackmann, Cárin Lausmann e Walter Altmann.