Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Eu sou Naudal Gomes, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
O tema de hoje é proteção (Mateus 28.20 “eis que estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos” e diálogo, (Jesus dialoga com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, João 4.15)
Proteção – A palavra de Jesus, por ocasião da sua ascensão, dirigida aos seus discípulos e discípulas, registrada em São Mateus 28, é forte e consoladora, dá esperança e confiança no cuidado e proteção àqueles/as que se sentiram amedrontadas por causa da despedida de Jesus. O que vamos fazer agora? Quem poderá nos socorrer? A quem devemos seguir? À eles/as Jesus diz: “não tenham medo, estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”. E eles foram em frente, vivendo a novidade do Reino de Deus, do Evangelho de Jesus Cristo nosso Salvador, e sua mensagem chegou até nós!. Vivemos atualmente um tempo muito difícil, por causa da pandemia e da dura realidade de violência, morte, perda de direito, injustiças. Nos sentimos, como os discípulos/as de Jesus, amedrontados, desesperançados, angustiados. Mas somos animados pela palavra do evangelho a ouvir novamente Jesus. Sua promessa não falha. Continua atual e presente. Jesus está conosco, não estamos sozinhos. Precisamos, homens e mulheres de fé, orar e agir, com a força e inspiração desse Jesus que está conosco.
Diálogo – No Evangelho de João, capítulo 4, temos a narrativa do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Jesus dialoga com ela. O diálogo rompe barreiras étnicas, sociais, religiosas, culturais. O diálogo, como nos lembra a CFE, é o instrumento que poderá ajudar a derrubar muros de separação e erguer pontes para novas relações de respeito, fraternidade e solidariedade. O Diálogo de Jesus com a mulher Samaritana produz possibilidade para um novo momento. A mulher vai e anuncia esse diálogo, esse encontro e muitos crerem em Jesus. Crer em Jesus é acolher o seu projeto. Projeto de mundo e sociedade conforme o sonho de Deus. Neste dia internacional do Mulher recordemos o sacrifício das mulheres na luta por direitos desencadeou um novo tempo e possibilidades no respeito ao seu trabalho. Essa luta continua, é longa, é árdua, mas com diálogo, ações e confiança na presença de Jesus, iremos adiante, se Deus quiser.
Oremos para que o Senhor da vida, através da ruah divina, nos inspire e impulsione no caminho da construção de uma sociedade mais humana, mais justa, mais solidária e mais fraterna para que vivamos, verdadeiramente, a paz que vem de Deus. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Cristo é a nossa Paz e o lema Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor.