Desde a segunda quinzena de julho, as alemãs Petra Rezac e Carmem Bogler, estão no Brasil, num programa de intercâmbio promovido pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica, com apoio das JE’s Sinodais do Sudeste, Brasil Central, Rio Paraná, Vale do Itajaí e Rio dos Sinos e, ainda do Departamento Nacional para Assuntos da Juventude. A idéia de abrir a oportunidade de intercâmbio com a Juventude Evangélica da Baviera aconteceu quando, o Presidente do CONAJE, Alexander de Bona Stahlhoefer, esteve no Congresso da Juventude da Baviera.
Entre os dias 10 e 16 de agosto, as visitantes estiveram no Sínodo Vale do Itajaí e puderam conhecer os trabalhos, programas, paróquias e organização da instituição. Foram seis dias de integração, regados com muita descontração e discussão de temas que promovem o desenvolvimento de ambas as organizações. No dia 13 de agosto, aconteceu na sede sinodal uma reunião de apresentação das Juventudes Evangélicas, tanto da Baviera quanto do Vale do Itajaí.
Na reunião ficou firmado o compromisso de lutar por um mundo melhor, criar parcerias que visem o desenvolvimento sustentável da Juventude Evangélica, discutir temas da atualidade, fomentar novos programas de intercâmbio, criar políticas públicas na área da juventude, fazendo com que a Igreja esteja inserida na sociedade e, inclusive, pensar projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto.
As alemãs ficaram impressionadas com o Brasil, principalmente com a Igreja Luterana inserida num país essencialmente católico. Elas ressaltaram a diversidade de trabalhos que acontecem e a criatividade do povo brasileiro. “Percebemos que cada Sínodo tem uma realidade diferente, que cada um é uma pequena igreja luterana que forma a IECLB”, comentou Carmem Bogler que acrescentou ainda a importância de haver o contato entre o Brasil e Alemanha.
Fonte: Tobias Mathies - Assessor de Comunicação