Os Estudos Bíblicos em Áreas visam promover o encontro das famílias, ministro e lideranças no intuito de estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária e despertar para um envolvimento mais ativo de todos os batizados e batizadas na missão de Deus na comunidade e sociedade. A missão dos encontros de famílias é animar e promover o discipulado permanente dos batizados e batizadas através de encontros regulares que possibilitem o diálogo e o crescimento mútuo fundamentados nas Sagradas Escrituras e na doutrina Evangélico-Luterana. Vivemos num contexto onde as pessoas andam agitadas por causa do estresse causado pelo trabalho, trânsito, violência e desemprego. Cada vez mais as pessoas se isolam em suas casas por causa do medo e da falta de tempo. Tudo isto distancia as pessoas umas das outras e da vivência comunitária. Um dos mecanismos que mais interferem na união das famílias sãos os meios de comunicação de massa. Como conseqüência, as famílias estão perdendo os bons valores cristãos e éticos. As primeiras comunidades cristãs servem-nos como inspiração para motivar o encontro das famílias próximo à sua residência. Tradicionalmente a tarefa da Igreja tem sido dividida em quatro funções/pilares:
a) KÉRIGMA: proclamação da Boa Notícia do amor de Deus (anunciar, proclamar, evangelizar, encorajamento) Atos 2.42, Atos 16.40.
b) DIDACHÉ: ensino da boa nova, educação, formação cristã, discipulado (Atos 2.42, 20.20).
c) KOINONIA: o estabelecimento de uma comunidade de cuidado mútuo com uma dimensão vertical (tem como ponto de união a palavra e os ensinamentos de Deus), comunhão, confraternização, louvor (alegria), oração, (Atos 2.42 e 47).
d) DIAKONIA: a expressão do evangelho em serviço amoroso. (aconselhamento, visitação, coletas em favor dos necessitados, partilha, acolhimento) Atos 2.44-45.
Para desempenhar sua missão no mundo, a igreja primitiva tinha uma dupla estratégia: reuniões em grandes grupos e reuniões em grupos pequenos.
Os encontros de família têm os seguintes objetivos específicos:
1- Oportunizar a participação dos membros nos trabalhos da comunidade.
2- Fortalecer os vínculos de amizade e de comprometimento entre as famílias-membro, obreiros e presbitério.
3- Proporcionar a formação bíblica e espiritual dos membros através de encontros regulares.
4- Aproximar o ministro e as lideranças da realidade em que vivem as famílias-membros.
5- Incentivar as pessoas a expressarem suas opiniões e idéias e considerá-las no planejamento da missão da comunidade.
6- Animar e despertar mais lideranças para o trabalho da comunidade
7- Detectar dificuldades que afligem as famílias membros e buscar ajudá-las na superação dessas dificuldades.
8- Acolher novas famílias membros no processo de integração à comunidade
9- Despertar a função terapêutica da comunidade
10- Avaliar os trabalhos desenvolvidos na comunidade com a participação das famílias.
Os encontros acontecem todas as quartas-feiras em quatro áreas na cidade de Domingos Martins, reunindo as pessoas por proximidade.