No evangelho de Mateus 3.2-3, lemos: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino dos céus está perto. Alguém está gritando no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Abram estradas retas para ele.”
Esta época é marcada com festas juninas, por que dia 24 lembramos São João. Ou melhor, João Batista. Ela tem fogueira, pipoca, rapadura, quentão, quadrilha e outras coisas mais. Quem já não experimentou isso?
Mas afinal quem é João Batista? Ele teve uma missão muito importante. Veio para preparar o caminho para a chegada de Jesus. Era um homem rude e solitário. Mas de muita fé. E por isso, do deserto, pregava com muita determinação e convicção apontando para Jesus Cristo.
João Batista convida o povo para a conversão. Este convite continua atual. Ela é importante também para nós. Deus quer nos transformar por graça, com amor, mediante a nossa fé. E através de nós, fazendo de nós os seus instrumentos, transformar o lugar que nos cerca.
No entanto, tem um detalhe. É preciso permitir que Deus faça a transformação. É preciso crer em Deus. É preciso colocar a nossa fé em Deus, o criador, salvador e santificador. Transformar significa reconhecer que podemos ser e viver diferente. Podemos ser novas pessoas quando guiadas e orientadas por Deus.
Você poder ser transformado e pode ajudar a transformar. Se o fizeres certamente a vida será diferente. Por isso, lembre-se que Cristo deve ser o centro, ele nos salva e justifica, mediante a nossa fé. Esta fé nos levará às transformações e nos compromete com elas. Para isso participe da vida de sua comunidade. Pense nisso. Amém.