Prédicas e Meditações



ID: 2931

Plantando se colhe

Senhas diárias

29/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 29.07.2021
Ezequiel 36.9 – Eu estou do lado de vocês. E garantirei que a sua terra será arada de novo para que nela sejam feitas plantações.
Mateus 20.1 – O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar
trabalhadores para a sua plantação.
Israel conseguiu ter sua própria terra, Canaã, depois que foi retirado do Egito e andar pelo deserto. Foi uma longa jornada e muito tempo para conseguir retomar tudo que já havia sido dado para Abraão. Esse é, resumidamente, o relato bíblico do Antigo Testamento. Porém, séculos depois, Israel perdeu sua terra por causa da invasão de povos inimigos e uma grande parte do povo foi levada cativa para estes impérios conquistadores. A promessa de Javé, o Senhor, era de que o povo voltaria para sua terra e reconstruiria sua vida. Isso aconteceu sob o domínio persa, mas nunca mais Israel teve domínio absoluto sobre suas terras originais. Somente no século passado, século XX, é que isso foi formalizado novamente. Após a segunda grande guerra, os judeus receberam dos aliados uma parte de terra, na Palestina, e fundaram o país Israel. Porém, esta promessa de ter sua terra de volta, como profetiza Ezequiel, e tantos outros profetas, sempre se manteve no horizonte do povo de Israel, através dos séculos. Essa confiança de que o Senhor estava do lado do seu povo e garantiria que a terra fosse novamente arada e produzisse seus frutos manteve a fé deste povo por milênios. A figura do agricultor que planta sua terra e tira dela o seu sustento, refazendo tudo o que o mal estragou, sempre acompanhou Israel ao longo dos séculos. Ela se tornou a confiança cristã no novo céu e na nova terra anunciados e inaugurados por Jesus, o Cristo de Deus. Tornou-se a nossa fé na providência e ação de Deus, o Pai, através de seu Filho amado. Deus vai reconstruir sua criação. Assim confiamos.
E é o que o próprio Jesus anuncia em tantas palavras afirmadas nos Evangelhos. Entre elas está esta da parábola dos trabalhadores da vinha. O dono da terra, e da vinha, sai para contratar trabalhadores que façam sua terra produzir cada vez mais e assim dar condições para que a vida se torne permanente e garantida. Isso se torna o horizonte cristão firmado na missão de amor a Deus e ao próximo, buscando superar os males existentes com um testemunho e uma ação segundo os valores de Jesus. O Reino do Céu, que se estabelecerá em definitivo, terá tudo o que for necessário para se viver bem. Esta promessa se mantém e nós nos firmamos nela para já viver e anunciar hoje tudo o que ela nos reserva para o tempo vindouro. Vamos conhecer os valores e a promessa de Deus, definitiva em Jesus, para recebermos, já agora, bênçãos que ainda se estabelecerão por completo em tempos vindouros. Deus é por nós e o bem terá a última palavra. Confiemos. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63795

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br