O que falar?
Você já falou com alguém nesta manhã? Talvez tenha desejado um bom dia para algum familiar. A comunicação é essencial na vida. Com palavras podemos abençoar ou prejudicar a vida de outra pessoa. Que palavras tem saído da nossa boca? Palavras boas que ajudam, que edificam, ou palavras duras e enganosas que podem destruir a vida de alguém?
No texto: As três peneiras de Sócrates lemos:
“Certo dia, um rapaz veio ao filósofo para contar-lhe um fato. Sócrates ergueu os olhos do livro e perguntou: - O que você quer contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras? Como assim? - Sim, três peneiras. A primeira é a verdade, O que você quer contar dos outros é um fato? Caso você tenha apenas ouvido contar, então a coisa deve morrer por aí mesmo.
- Suponhamos, entretanto, que seja verdade. Neste caso, deve passar pela segunda peneira, que se chama bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou a destruir a fama do próximo? Se o que você contar é verdade, é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira, que se chama conveniência ou necessidade. Convém contar? É necessário contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? O filósofo, dada a explicação, arrematou:
- Se passar pelas três peneiras, conte. Tanto você como seu irmão e a comunidade irão lucrar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Diz a história que o rapaz se curvou às ponderações do filósofo, resolvendo não contar nada. Seu caso, certamente, iria enroscar-se em alguma peneira do sábio”
Que Cristo possa guiar nossos pensamentos, atos e palavras. Que possamos colocar as três peneiras em prática e sermos pessoas sábias e abençoadas, falando somente o que ajuda e edifica. Se tiver algo bom para falar, fale. Que nossas palavras possam ser motivo de bençãos alegrias. Se o que quiser dizer não colabora para a edificação do próximo, guarde para si!
Pastor Vanderlei Closs