“Eis que faço novas todas as coisas” - Apocalipse 21.5
O título no início da meditação e o versículo bíblico acima perfazem o Tema e o Lema da IECLB para 2021. Pelo batismo, como bem nos lembra a pastora presidente da nossa igreja, Pa. Silvia Genz, Deus nos chama para fazer parte do seu povo. O batismo não é um ponto de chegada, ao contrário, é um ponto de partida. Um presente que vai sendo desdobrado e vivenciado. A partir do batismo, desencadeia-se uma vida de fé que se empenha e anseia pela realização definitiva do Reino de Deus.
É importante lembrar que as pessoas pertencem a uma comunidade cristã porque foram batizadas. Portanto, a Igreja nasce do batismo. Sendo assim, não pode haver ação mais importante na vida de uma igreja do que a prática abrangente e responsável do batismo.
Uma comunidade que batiza suas crianças também é responsável por ajudá-las e dar-lhes condições para viverem seu batismo durante toda a sua vida, para o crescimento na fé, na esperança e no amor.
Na pratica batismal da igreja antiga encontramos relatos que narram como a educação fazia parte do batismo e como o sacramento envolvia toda a pessoa em suas dimensões cognitivas, afetivas e éticas. A pedagogia da igreja antiga visava ajudar cada pessoa a viver sua vida cristã a partir da atuação de um Deus em Jesus Cristo.
Seguindo esses ensinamentos vemos que é fundamental estarmos envolvidos numa vida de fé, cercados por uma comunidade, onde aprendemos diariamente a viver nosso batismo colocando nossos dons a serviço.
Um dom é um presente para ser colocado a serviço de Deus e das pessoas. Cada pessoa, com seus dons específicos, tem o compromisso com o bem das outras pessoas e da sua comunidade.
Quando Deus diz a João: “Eis que faço novas todas as coisas”, ele próprio se apresenta como autor do novo! A palavra de Deus não é apenas uma palavra, mas um poder capaz de realizar o que diz.
A promessa do novo adquire sua força justamente pelo contraste com a fragilidade da realidade, quando expressa o profundo anseio por algo que, em meio à transitoriedade e vulnerabilidade, oferece segurança e firmeza.
Que possamos viver nosso batismo, servindo com nossos dons!
Oração: Deus de amor. Te agradecemos por nos chamares e vocacionares com dons que podem ser usados a serviço da vida. Como é bom poder compartilhá-los, pois assim fortalecemos o corpo de Cristo. Que a tua bondade e teu amor, que derramaste sobre nós, nos permitam confiar que Tu farás novas e grandes coisas. Queremos pertencer a ti e participar do teu reino. Por Jesus Cristo. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Sínodo Nordeste Gaúcho