SENHAS DIÁRIAS - 03.11.2021
Levítico 10.3 – Foi isto o que o Senhor quis dizer quando disse: “Os que chegam perto de mim devem respeitar a minha santidade, e o meu povo deve me honrar”.
1.ª Coríntios 3.16 – Vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
Deus sempre acolheu seu povo e se alegrava com os cultos, ofertas e sacrifícios que faziam parte da fé israelita. Na viagem do Egito para Canaã muitos quiseram oferecer estes sacrifícios e ofertas sem serem autorizados pelo sacerdote. Isso era considerado um ofensa ao Senhor e alguns acabaram morrendo diante do altar, pois não se aproximaram com o devido respeito que era necessário, nos diz o teto bíblico. Na verdade, o Senhor queria mostrar que era Deus do seu povo e que se alegrava com a aproximação das pessoas, mas que era necessário a devida coerência para esta aproximação. Para buscar pelo Senhor num sacrifício, na época, exigia que a pessoa estivesse apta para isso e com esta medida se manteria o culto limpo de doutrinas e crenças estranhas à fé israelita. Assim, nem todos podiam e deviam se aproximar para oferecer sacrifícios, embora Deus quisesse todo o povo em sua presença. Quem se aproximava para alguma oferta e/ou sacrifício, deveria saber honrar ao Senhor com seu próprio proceder. Se trazia ofertas a Deus, este mesmo Deus deveria ser Senhor na vida da pessoa no seu dia a dia. Isso vem para nós da mesma forma.
Paul nos diz, através dos coríntios, que somos templo do Senhor e o Espírito vive em nós. Assim, precisamos ter uma vida coerente com o que o Senhor nos ensina e deixou através de Cristo Jesus. Se oramos a Deus, por meio de Cristo, e clamamos por sua ação em nós, é fundamental que nosso agir também esteja em acordo com o que o Senhor Jesus nos ensina e pede de nós. Não é possível apenas querer as bênçãos do Senhor e desprezar seus mandamentos e sua Palavra que nos exorta a viver segundo seus padrões e seus valores. Diante de Deus, por Jesus, precisamos saber que temos apenas benesses e bênçãos, mas temos deveres que facilitam a ação do Senhor por nós. Não é no sentido de que se eu fizer o bem, Deus vai me recompensar com o bem. Isso é tentar comercializar com o Senhor. É no sentido de mostrar que se eu peço algo, ou busco algo no Senhor, preciso mostrar, no dia a dia, que Ele é Senhor da minha vida. O bem que faço já foi recompensado mais do que o suficiente na morte de Cristo na cruz. Nunca poderemos pagar isso. Façamos o bem e tenhamos a Cristo como Senhor em nossa vida. Nos aproximemos de Deus mostrando que Ele é o nosso Deus sempre. P. Luiz Carlos