Culto de Pentecostes com Lançamento da Campanha Vai e Vem
05 de junho de 2022
Tema: Vidas transformadas pelo Espírito Santo, engajadas na missão de Deus
Cor litúrgica: vermelho
Caixa-coração da Vai e Vem: prepare uma caixa em formato de coração, na cor vermelha. Confeccione a caixa-coração de forma que ela pare em pé. Faça uma abertura na parte superior para que as pessoas possam ali depositar os envelopes de contribuição da Vai e Vem. A parte da frente da caixa-coração pode ser decorada com as tarjas coloridas que formam o coração do Tema do Ano 2022.
No início do culto, a caixa-coração não estará no altar. Ela será levada para o altar no momento do lançamento da Campanha Vai e Vem, após o Recolhimento das Ofertas.
Obs.: Motive o grupo de jovens a preparar a caixa-coração e convide alguém para levar a caixa até o altar no momento indicado.
Liturgia de Entrada
Prelúdio
Saudação inicial
L. Mas, o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que lhes disse. (João 14.26)
A Igreja vive porque o Espírito de Deus a congrega e santifica. Como pessoas batizadas, cremos e testemunhamos, porque o Espírito de Deus nos chama pelo Evangelho e nos ilumina com seus dons. Deus seja louvado!
Que o Santo Espírito venha sobre nós, nos preencha e nos anime neste dia!
Sejam bem-vindos e bem-vindas!
Hino Espírito Verdade – LC 461
Saudação Apostólica
L. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e o poder do Espírito Santo sejam com cada um e cada uma aqui presente.
C. Amém!
Confissão de pecados
L. Quando o Espírito de Deus está em nós, ele nos inquieta; ao mesmo tempo, nos transforma e nos consola. Pedimos que ele nos dê coragem de reconhecer e confessar a nossa condição de pessoas pecadoras diante de Deus e da comunidade.
Meditemos, em silêncio, sobre duas perguntas:
1. O que atrapalha a vivência do amor e da vida em comunhão com Deus e com as pessoas? (10 segundos para refletir);
2. Que pecados confessamos, pelos quais desejamos o perdão de Deus? (10 segundos);
3. A quem desejar, convidamos a compartilhar a sua confissão. (20 segundos);
4. Em tuas mãos, ó Deus de misericórdia, entregamos a nossa confissão e, confiantes na tua graça e no teu perdão, cantamos:
Canto LC 35 – Perdão, Senhor, perdão!
Anúncio da graça
L. Lemos em Romanos 8.28 que Deus conhece os gemidos do nosso íntimo e sabe que aguardamos a adoção de filhos e filhas e a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. O que sinceramente confessamos, Deus o aceita e nos concede o consolo por meio do Espírito enviado.
Vivamos na força do Espírito Santo, como pessoas agraciadas, livres e transformadas, em louvor a Deus e em serviço de amor.
Canto LC 252 – Vem Espírito Santo, vem e atende o nosso chamado
Kyrie
L. Deus de compaixão, por causa dos pecados da humanidade, o sofrimento no mundo aumenta. Por isso, com o coração condoído e o reconhecimento de que somos parte dessa sociedade que cria e mantém estruturas que causam o sofrimento, trazemos a ti os clamores que vemos e ouvimos:
C. (Pessoas da Comunidade, previamente indicadas, trazem as dores de acordo com o tempo e o contexto)
L. (...) A ti pedimos, ó Deus:
Canto LC 250 – Envia teu Espírito, Senhor, ou LC 251 - Renova a criação
Oração do Dia
L. (Oremos:) Espírito que guia e transforma vidas! Move os nossos corações e sopra-nos o hálito de vida, amor, paz e comunhão, pois nos fizeste criaturas tuas desde o princípio. És força libertadora, que conduz o nosso corpo e a nossa mente. Acende a tua luz em nosso entendimento, mediante a tua Palavra, e aquece os nossos corações com o fogo do teu amor. Anima-nos para o serviço da tua missão, que transforma vidas e gera nova realidade. Por Jesus, que prometeu e enviou o Consolador. Amém!
Liturgia da Palavra
Leituras bíblicas
L. Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra. (Sl 104.30)
Primeira leitura
L. Leitura de Romanos 8.14-17;
Leitura de Evangelho
Aclamação do Evangelho
L. Quando o Espírito descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. ... Aleluia!
Canto Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia
L. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelho de João, no capítulo 14, versículos 08-17, Aleluia!
C. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia
L. (Leitura do Evangelho) João 14. 8-17
L. Palavra do Senhor!
C. Demos graças a Deus!
Pregação (texto da pregação: Romanos 8.14-17)
Hino LC 562 – Transforma-Senhor ou LC 462 – Vem, Espírito divino
Motivação e Recolhimento das Ofertas
Destino das ofertas: Fundo de Missão no País – P. Homero Severo Pinto (confira o texto de motivação das Ofertas da IECLB)
Hino LC 220 – Tudo vem de ti, Senhor ou LC 221 – Oferta do coração
Lançamento da Vai e Vem (neste momento, leva-se para o altar a caixa-coração)
Texto de Motivação da Campanha Vai e Vem
“Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos”. (Sl 96.3) Este convite desafiador vindo da Palavra de Deus nos chama ao envolvimento na Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai Vem 2022 que lançamos hoje. Vamos, no transcorrer desta campanha, refletir sobre Vidas Transformadas pelo Espírito Santo, Engajadas na Missão de Deus.
Ao longo da Vai e Vem 2022 serão divulgados semanalmente vídeos de pessoas que se envolveram na vida comunitária, fazendo missão. Vamos ouvir testemunhos e histórias que irão nos animar, fortalecer e envolver de modo pessoal, familiar e comunitário. Desejamos que, em cada Comunidade e seus grupos, aconteçam conversas e ações de envolvimento por meio de orações pelos trabalhos missionários na IECLB, por meio de ações para arrecadar valores financeiros para a Vai Vem. O desafio é termos ousadia e criatividade no desenvolvimento da Vai e Vem. Sejamos conscientes que se envolver com a Vai Vem é se envolver com o testemunho da Palavra de Deus conforme anunciado pelo salmista.
No folheto evangelístico da Vai e Vem (mostrar exemplar dele) ouvimos de uma jovem que, de modo improvável, se envolve na missão de Deus e faz grande diferença na vida de pessoas. Envolver-se na Vai e Vem 2022 é envolver-se com o anúncio e testemunho da Palavra de Deus, que promove fé e esperança, transformação de vidas e situações. No folheto é dito: Vai e fale do amor de Deus... Vem e ore pela missão de Deus.... Vai e acolha, sirva, ensine, pacifique e dialogue... Vem e Oferte. Deus te chama, convida e desafia a se envolver na missão por meio da Vai e Vem 2022. Que a paz e a bênção sejam contigo. (Texto: P. Odair A. Braun – Secretário de Missão e 1º Vice-Presidente da IECLB).
(Após as palavras de motivação da Campanha Vai e Vem, convidar alguém, previamente preparado, para depositar um envelope da Vai e Vem na caixa-coração. Explicar que esta caixa ficará em algum lugar no templo até o final da Campanha Vai e Vem.)
Oração Geral
L. (Oremos) Conforme Rm 8.26-27, o Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza e, segundo a vontade de Deus, intercede por nós. Convido que a comunidade Ore, em silêncio, pelas Igrejas no mundo e suas lideranças... (10 segundos); Ore, em silêncio, pelas vítimas da pobreza e da fome (10’), Ore, em silêncio, pelo meio ambiente que sofre destruições, (10’), Ore pelo nosso país, para que a paz reine em meio às polarizações políticas (10’), Ore pelas pessoas que sofrem violência (10’); Ore pelas pessoas que estão doentes e pelas enlutadas (10’), Ore pela missão de Deus através da IECLB e dos seus projetos.
L. Deus de bondade, entregamos a ti as nossas orações em confiança e esperança:
Canto LC 196 – Ouve a nossa oração
Liturgia da Ceia
Preparo para a Ceia
(Os cuidados sanitários, gerados pela pandemia, nos levam a optar pelo uso de copos individuais durante a Ceia, mas também é possível realizar a distribuição da Ceia pela forma da intinção (molhando-se a hóstia no suco da videira). Se optar pelo uso dos copinhos, é importante que todos eles estejam sobre a mesa do altar. Se necessário, use uma mesa auxiliar. Não use a caixa dos copinhos para servi-los. Disponha-os numa bandeja. Considerando a importância do cálice comum, mantenha-o vazio sobre o altar, para não esquecermos a origem da nossa comunhão. No momento da fração, eleve a bandeja com os copinhos. Ao final, faça o sinal da cruz sobre todos eles, assim como se faz com a pátena de hóstias. Em amor e em respeito ao meio ambiente, o ideal seria o uso de copinhos ou tacinhas individuais reutilizáveis. Se usar copinhos descartáveis, recolha-os na própria bandeja e encaminhe-os à reciclagem. Não deixe os copinhos sobre os bancos. Recolha-os assim que terminar a Ceia. Todos estes gestos devem fazer parte da liturgia da Ceia. Trate de todo o material utilizado com a dignidade que a Ceia requer.)
L. Na mesa da Ceia, experimentamos, em cheiro e sabor, a presença de Jesus e recebemos o testamento do seu amor. Ele se entrega a nós, reafirmando a dádiva da salvação por graça e fé. A mesa do Senhor é aberta. Ele convida todas as pessoas que em fé se aproximam. Mas esta Ceia nos compromete. Quem come do pão da mesa do Senhor e toma do cálice da salvação assume a ética do amor e aceita a missão de Deus, a qual é resumida nas palavras de Marcos 12: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força e, amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Em preparo para a Ceia, cantemos:
Canto LC 278 – Tu queres ver unido
Oração eucarística
Para nos fortalecer na fé e no Espírito de amor e comunhão, Cristo nos convida a cear com ele. Por isso, oramos:
L. Deus que cria, dá vida, salva e santifica. Graças damos pela presença íntima de Jesus Cristo, o Salvador, na mesa da comunhão, no sacramento do amor. Este encontro nos foi preparado desde o dia da sua entrega à morte, antes da sua ressurreição e ascensão. Diante de ti, recordamos as palavras do nosso Senhor:
Na noite em que foi traído, Ele tomou o pão e, tendo dado graças o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu aos seus discípulos, dizendo: bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim.
L. Amado Deus, cremos que, pelo Espírito Santo, o alimento desta mesa nos torna o verdadeiro Corpo de Cristo, a Igreja, que caminha no horizonte do teu Reino e testemunha a missão de Cristo. Ao redor desta mesa, pelo sacramento da Ceia, tu nos animas, nos capacitas, nos sustentas para a missão. Une-nos, pela comunhão com Jesus, com todas as pessoas de todos os tempos e lugares que creram, creem e esperam em ti, deram e dão testemunho do teu Reino de paz, justiça e amor! Por Cristo, com Cristo, em Cristo, Amém!
L. (Dizer para a comunidade:) Como pessoas que desejam a comunhão com Cristo e como Igreja que assume a missão de Deus neste mundo, oremos a oração de Cristo, nosso Senhor:
Pai Nosso
Gesto da paz
L. Bem-aventuradas as pessoas que buscam a paz, pois elas herdarão o Reino dos céus. Esta paz é fruto da comunhão que Cristo estabelece entre nós. Vamos receber esta paz, cantando.
Canto LC 263 - Paz, paz de Cristo
Fração
L. (Levanta-se a bandeja com os copinhos e diz:) O cálice comum pelo qual damos graças, aqui distribuído em recipientes individuais com vistas à preservação da nossa saúde, é a comunhão no sangue de Cristo; (+)
(Levanta-se a pátena com as hóstias) O pão que partimos é a comunhão no corpo de Cristo; (+)
C. Nós, embora muitos, muitas e diferentes, nele somos um só corpo.
L. Venham, pois tudo está preparado. Jesus nos convida! Ele é o alimento e é quem nos serve. Ele é a razão da nossa comunhão. Graças damos a Jesus!
Comunhão
(De preferência fazer a distribuição ao redor do altar, levando-se em conta a distância recomendada.)
(Se a distribuição ocorrer nos bancos, convide a comunidade a aguardar até que todas as pessoas recebam os recipientes com o suco e a hóstia. Quando tudo estiver pronto, dizer:)
L. “Comam do pão e bebam do cálice. Em Cristo somos um só corpo.”
(Em seguida, recolher os copinhos na própria bandeja e levar ao altar. Voltando-se para comunidade, dizer:
L. “Cristo é a nossa paz. Permaneçam nesta paz! (+). Amém. “
Pós-comunhão
L. Graças a ti, Deus amado, que vieste a nós em Jesus Cristo, nos alimentaste com o fruto do teu amor. Graças te damos por esta comunhão e pelos dons do teu Espírito que nos fortalece para a missão de paz, justiça e amor! Amém.
Liturgia de despedida
Bênção
L. Que o Espírito Santo, sopro da vida, mantenha nosso corpo e nossa mente cheios de amor e transforme o nosso agir. Que, por seu poder, nos mobilize para a missão de Deus neste mundo! Que o trino Deus te abençoe e te guarde. (+) Amém.
Envio
L. Vamos alegres, pois o Espírito Santo nos guia!
Poslúdio
(Proposta litúrgica: Cat. Dra. Erli Mansk – Pentecostes/2022)