Celebração de Jubileus



ID: 2880

Comunidade Evangélica Novo Paraíso comemora 150 anos

Comunidade do Vale do Taquari comemora seu sesquicentenário

17/02/2013

A Comunidade Evangélica de Novo Paraíso, que pertence à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), comemora 150 anos neste domingo, dia 17. A festa começa às 9h, mas os preparativos iniciaram no fim de 2012.
A igreja foi reformada, desde a pintura interna e externa, troca do forro, colocação de manta asfáltica no telhado – devido a infiltrações – reboco nas paredes, trocas de lustres e vidros. Segundo o presidente da comunidade, Helmuth Scholz (56), restam alguns detalhes como a colocação dos novos lustres e a realocação dos bancos da igreja.
O Clube de Mães, que tem participantes luteranas e católicas, também colaborou. As participantes doaram dinheiro para a compra de leiva a fim de embelezar o local para a comemoração e facilitar o acesso dos pedestres.
A reforma começou no dia 20 de dezembro, num investimento R$ 37 mil, dinheiro arrecadado com almoços, bailes, rifas e doações. Os principais eventos foram: Ação de Graças, em junho; Baile do Dia dos Pais, em agosto; Baile de Kerb, em outubro; e Festa Anual, em novembro.
Mesmo com a mobilização da comunidade, a reforma deixou dívidas, que devem ser pagas após novas festas. Sholz está contente com a estrutura da localidade. “Apesar de serem somente 120 membros, todos ajudam e colaboram quando é necessário.”

Culto
A celebração, que ocorre uma vez por mês em Novo Paraíso pelo pastor da Paróquia Evangélica de Estrela, será feita pelo pastor Gilciney Tetzner, que promete homenagens aos últimos pastores que atuaram na comunidade: Harmut Schiemann, Antônio Monteiro, Silvio Meincke, Guido Leonhardt, Otto Porzel Filho e Marcos Bechert.
Na ocasião, dois corais de outros locais participarão do culto: Coral Aliança da Linha Wink e o São Vito, da Comunidade Católica de Novo Paraíso. Um conjunto instrumental com teclado, violino, violão e flauta, composto por membros locais, acompanhará os hinos.
Sobre a comemoração, Tetzner relata que, para uma instituição durar 150 anos, ela precisa ser muito especial, e a igreja é isso. “Ela é especial por ser movida pela força do Espírito Santo, por ter pessoas que respondem ao longo da sua história com fé em Deus, e fazem com que se mantenha viva de geração em geração.”

Almoço
Mais de 60 voluntários ajudam a servir o almoço para que o resultado seja maior. O almoço começa a ser preparado neste sábado pela manhã. “Um dia antes arrumamos o salão e começamos a fazer a salada”, diz Lori Markus Scholz (59), voluntária.
Na ocasião, os evangélicos luteranos ganham ajuda dos católicos até nas churrasqueiras. “Como as comunidades do interior são pequenas, a gente se ajuda. Quando tem festa na comunidade católica também participamos”, diz o vice-presidente da comunidade, Norberto Gräbin (69).
Os cartões para o tradicional almoço podem ser comprados com membros da diretoria ou na hora do evento. No cardápio, carne de rês, frango e salsichão, além de buffet de saladas, massas, arroz e aipim.

Programação
9h – Descerramento da placa comemorativa alusiva ao centésimo quinquagésimo aniversário e reabertura da igreja
9h15min – Celebração do Culto Festivo na Comunidade de Novo Paraíso
12h – Almoço
14h – Reunião dançante com animação da banda Os Hermanos, de Venâncio Aires

História
A colonização em Novo Paraíso começou em 1855 com a chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos. Depois de 21 anos, no dia 17 de fevereiro de 1863 foi fundada a Comunidade Evangélica e os primeiros anos foram dedicados para a construção da igreja e do cemitério.
No Anuário Evangélico de 1928, o pastor da época Ernst Dietschi descreveu que antes da construção da primeira igreja, os cultos eram celebrados em um moinho, do qual foi tirado o engenho e no assoalho eram espalhadas folhas verdes. Mais tarde os cultos começaram a ser realizados em residências.
A primeira igreja foi construída em 1870. Já, em 1893 ela foi substituída por uma moderna construção para a época, sem torre. Em 1926 foi concluída a primeira reforma e a construção da torre para colocação de três sinos, os mesmos que badalam atualmente.
Para almoços e festas, o primeiro salão foi construído em 1975. Hoje ele deu lugar a um ginásio, que foi inaugurado em 1997.
 


Autor(a): Mariana Bechert - Jornal Nova Geração
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
ID: 19149

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br