Todos nós reconhecemos a importância de um Estágio, também durante a fase de estudos e da graduação: quem o realiza conhece a Instituição, sua prática e missão, e ainda têm fortalecida a sua vocação.
Desde a introdução do Estágio no estudo na Faculdade de Teologia em São Leopoldo, em 1975, a Igreja passou a sentir concretamente a presença dos estudantes nas Comunidades e a importância desse período durante a formação do futuro pastor, hoje também catequistas, diáconos e missionários.
Nosso Sínodo tem um Projeto Piloto para Estagiários que querem ingressar no Ministério com Ordenação na IECLB. Desde 2010, sob a Monitoria do Pastor Sinodal e supervisão da Diretoria do Conselho Sinodal, temos recebido Estagiários que acompanham o trabalho no Sínodo, participam em atividades nas Comunidades e assumem tarefas específicas por ocasião de Seminários e Encontros Sinodais. Elaboram um Projeto de Estágio no qual são colocadas metas para serem alcançadas durante o período de Estágio. Ao final é feita uma Avaliação e enviada à Faculdades EST e o seu conteúdo é discutido no Grupo de Estudantes que realizou o Estágio no semestre passado.
Também nesse ano receberemos dois Estagiários, um casal, o Robson (do Espirito Santo) e a Juliana (do Paraná). Como os anteriores, eles receberão uma Bolsa para seu sustento nesse período.
A Oferta de hoje destina-se para o pagamento dessa Bolsa e das despesas de viagem dos Estagiários. Agradecemos sua fraterna acolhida e sua generosa Oferta, uma contribuição para a formação, tão importante, de nossos futuros Ministros no seu trabalho na IECLB a fim de que seus membros possam “Estar firmes, cingidos com a verdade e vestidos da couraça da justiça” e “calçar os pés com a preparação do evangelho da paz”.