Já é uma encantadora tradição! Sempre no terceiro domingo de advento, celebramos o Natal com todas as crianças, adolescentes, jovens e mulheres que participam da comunidade: Iaçá, Ciranda de Crianças do Icuí, Tambores da Vila e Grupo de Mulheres da Vila da Barca, Culto Infantil, Luterarte... Especialmente no Advento, somos crianças que pintam, cantam, dançam, fazem teatro, escrevem lindas orações, esperando a chegada do menino e sua família nada tradicional! Cores, sons e risadas embalam o sono de Jesus, enfim, ele acorda e sorri para a humanidade e criação que o aguardam para colorir o mundo de justiça e inclusão.
Nossa capela estava cheia de crianças, as que foram pintadas durante dezembro, o nosso símbolo de natal, e as que vieram de suas casas, seus territórios, bairros que necessitam muito da mensagem de paz trazida pelo menino Jesus.
“Eu quero, quero um canto de paz, um canto da chuva, um canto do vento / Num berço de palha dormia ...”, cantamos numa só voz!
Queridas crianças dançaram e fizeram orações. Nossa educadora Suely Brito, trouxe sua Palhaça Chorana das Lágrimas em Pranto, dramatizando a história do nascimento de Jesus. Ela, Maria cheia “das graças” e o José, nosso querido intercambista Frederik Schulze deram o tom da alegria para a chegada de Jesus, o amoroso Taylon, menino do projeto no Icuí-Guajará. Simplesmente, uma explosão de felicidade!
Ao final, cada pessoa recebeu sua criança, símbolo de madeira que pintamos nas semanas anteriores. Lutearte ensaiou com as crianças em dezembro e o resultado foi a letra das canções na memória e no coração. O presente de Natal chegou na camiseta, doada por várias pessoas, com a mensagem “Eu quero um canto de paz...”
Desejamos um Natal cheia de graça e amor!