Culto Especial Dia das Crianças
Pregação: Versículo tema: Salmo 119.90
Textos base: Gênesis 6-9
Pa. Janaina Schäfer Hasse e P. Robson Hasse
Paróquia de Espigão Do Oeste – RO
O Culto é especial! A proposta é que a comunidade toda seja envolvida com as crianças nessa celebração. Cada momento litúrgico está moldado de forma atrativa para pequenos e grandes. O espaço de Culto pode ser preparado e ornamentado a partir da temática.
Para toda a narrativa, serão necessários pelo menos três pessoas que assumam personagens: Líder, Noé e Jaca(Jacaré); um guarda-chuva para Noé com 7 balões azuis e com pedaços do versículo: “A fidelidade de Deus dura para sempre.” Salmo 119.90; para a personagem Jaca, preparar um guarda-chuva com 7 furos. Conforme forem estourados os balões, os furos do guarda-chuva serão tampados; Sugere-se providenciar um barco grande (pode ser confeccionado de papelão), um pedaço grande de tecido ou “tnt” azul e máscaras de pares de animais.
Liturgia de abertura
Canto de entrada: Nº 551 LCI Eis a Igrejinha
Acolhida e Saudação: “Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus, sobre os coisas que iam acontecer, que não podiam ser vistas.” Hebreus 11.7a. Bom dia Comunidade, bom dia todas as crianças. Como é bom estarmos aqui reunidas na presença do nosso Deus, para celebrarmos o seu amor por nós. Assim como Noé, também somos chamados(as) a vivermos a nossa fé e enxergarmos os maravilhosos feitos do Senhor. Convido que vocês orem comigo neste momento:
Oração: Obrigado Senhor, por este dia! Obrigado pela tua palavra, que vem até bem perto de nós, em Jesus Cristo. Amém.
Invocação Trinitária: Estamos aqui neste Culto Especial das Crianças reunidos e reunidas em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo Amém.
(Personagem Jaca entra com um guarda-chuva e barulho de trovão)
Jaca: Aiaiai!!!!
Líder: Oie! Oie! Quem é você? E o que está acontecendo?
Jaca: Eu, eu sou a Jaca e, estou morrendo de medo da chuva.
Líder: Eu nunca vi um jacaré com medo de água!
Jaca: Ah! Mas eu tenho! Não gosto muito da água caindo em mim, não! E eu estou procurando um senhor, que ajudou o meu avô em uma chuva daquelas...mas enquanto eu não acho....
Líder: Ué, mas tu tem um guarda-chuva aí, abre ele.
Jaca: Ah, é vou abrir, mas ele está todo furado.
Noé: (Entra cantando, pingos de chuva, caem no telhado)
Nº540 LCI: Pingos de chuva
Líder: Ei Jaca, tem um senhorzinho entrando aí.
Jaca: Ah é ele, é ele, é o Moisés! Não não, espera aí, meu avô me falou: É Noééééééé!
Noé: Você deve ser a Jaca.... Conhece você, ainda era um ovinho! Mas o que está acontecendo aqui?
Jaca: Eu estou com medo da chuva e meu guarda-chuva está furado! Eu estava te procurando, pois meu avô falou, que você, um dia salvou um monte de bicho da chuva.
Noé: Uhhh, claro posso te contar essa história! Mas espera aí, primeiro vamos começar a dar um jeito no seu guarda-chuva. Deixa eu ver alguém para ajudar.
(Noé chama duas pessoas aleatórias, uma segura o guarda-chuvas e a outra estoura um balão)
(Depois de estourado o balão Noé cola o pedaço do versículo em um furo do guarda-chuva)
Noé: Vamos repetir o que diz este pedaço de papel? (repetir o que está no papel)
Confissão de Pecados
Jaca: Ei, Noé! Conta um pouco mais sobre como aconteceu tudo isso! Por que veio essa chuva toda?
Noé: Deus estava muito triste com a humanidade, que não se arrependia dos seus pecados, por mais que Deus chamava o povo para se arrepender, eles não faziam. Então um dia Deus falou comigo e me pediu para construir um barco bem grande. (Chama voluntários para puxar a arca escondida).
(Pedir para os voluntários furarem os três balões e versículo)
Noé: E acredita, muitos zombava de mim.
Jaca: É sério Noé! Eu acredito, muita gente ri de mim também, quando eu falo que confio em Deus.
Noé: Jaca você sabia que Deus continua a nos chamar para nos arrependermos de nossos pecados? Sim e, podemos fazer isso agora mesmo. Crianças vamos orar:
“Senhor Deus, me perdoe por todos os meus pecados, por não confiar em ti e na tua fidelidade.” Amém.
Anúncio de perdão:
Se assim confessamos todos os nossos erros, Deus nos perdoa e nos ensina a ser diferentes. Temos a certeza que nossos pecados estão perdoados em nome do nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.
Jaca: Como é bom saber que Deus nos perdoa!
Noé: Sim, e podemos saber que somos limpos de todos os nossos pecados! E por isso podemos cantar que Jesus sempre está conosco!
Nº 537 LCI: Meu barco é pequeno
Noé: E agora podemos continuar a consertar um pouco esse seu guarda-chuva. Deixa eu escolher mais três voluntários para estourar os balões e também ajudar a segura o meu guarda-chuva. (Estoura os balões e repete as palavras que já estão coladas dentro deles)
Noé: A melhor coisa é confiar em Deus. Eu levei muitos anos para construir a Arca. Mas então chegou o dia, de colocar dentro da arca os animais. E também a minha família. (Escolher adultos e crianças para formarem os pares dos animais, colocando máscaras em cada um, também escolher pessoas para comporem a família do Noé)
E então começou a Chover!
Jaca: Ahhhhh! Eu sei qual é o som da chuva (balançar o “Pau de Chuva’)
Noé: (Incentiva a fazer o som da chuva com os “dedos e os pés”). E a água então subiu. (Chamar dois voluntários para balançar e subir um grande pedaço de tecido azul em frente a arca). E ali ficamos 40 dias e 40 noites.
Líder: Ei seu Noé, mas deixa eu também perguntar uma coisa. O que vocês fizeram, com tantos bichos lá dentro, durante esse tempo todo?
Glória in Excelsis
Noé: Ah! Todo mundo louvava a Deus pela sua proteção. Eu e você podemos glorificar a Deus porque, Ele nos perdoa os pecados, tem misericórdia do mundo todo e não nos deixa sozinhos. E era mais ou menos assim o nosso louvor:
Nº 538 LCI: A chuva
Jaca: Noé, mas meu avó me contou que o mundo não acabou em água, um dia as águas começaram a baixar. Certo, Noé?
Kyrie:
Noé: Isso mesmo, primeiro nós soltamos um corvo! Este voou em volta da arca, isso era sinal de que ainda havia muita água. Depois soltamos uma pomba e ela também não achou lugar. Depois de 7 dias, soltamos novamente uma pomba e ela então voltou com um galho de oliveira verde! Isso foi o sinal de que as águas haviam baixado (pedir para os voltários abaixarem o pano azul). E sabe, todos puderam sair da arca. Jaca, Deus tem misericórdia do nosso mundo. Podemos sempre clamar por essa compaixão, também quando vemos o sofrimento que ainda existe.
Jaca: E podemos ter certeza que não estamos sozinhos, por isso podemos cantar:
Nº 536 LCI: Quando você
Liturgia da Palavra
(Convidar voluntários para furar mais dois balões) E agora temos o guarda-chuva da Jaca consertado e podemos ler sobre algo muito importante!
“A fidelidade de Deus dura para sempre.” Salmo 119.90
Jaca: Noé esse versículo é lindo! Ele fala sobre algo tão especial que é a fidelidade de Deus.
Noé: Sim Jaca, e para selar essa fidelidade, Deus colocou um Arco-Íris no céu.
Jaca: OOObaaa! Até o meu medo de chuva já passou.
Noé: Somos convidados sempre a colocar a nossa confiança em Deus. Nas pequenas e nas grandes coisas podemos experimentar o quanto ele é fiel. Além de confiar, também podemos confessar a nossa fé nele. E fazemos isso a partir das Palavras do Credo Apostólico.
Credo Apostólico
Líder: Oração de intercessão
Crianças, nós somos chamados e chamadas a orarmos em conjunto. Como comunidade, a colocarmos diante de Deus todos os nossos pedidos, agradecimentos e orarmos uns pelos outros. Então, vamos orar?
Senhor Deus, obrigado por tua fidelidade e amor. Derrama essa fidelidade sobre todas as pessoas que necessitam: (Incluir os pedidos trazidos pela comunidade)
Pai Nosso
Liturgia de Despedida
Avisos Comunitários
Nº 478 LCI: Damos graças ao Senhor
Benção: Que a benção do trino Deus venha sobre nós. Que o amor e a fidelidade do Senhor possam ser experimentados todos os dias. Vamos e sirvamos ao Senhor com alegria.
Nº290 LCI: Chuvas de bênçãos
Canto Final: Nº 549 LCI: Eu preciso de Você