XIII Encontro Nacional de Representantes Sinodais da OGA

28/07/2011

1 | 1
Ampliar


Nos dias 14 a 16 de julho, no Centro de Eventos da Casa Matriz, em São Leopoldo, realizou-se o XIII Encontro Nacional de Representantes Sinodais da OGA. Como já se tornou tradição, o encontro se subdividiu novamente em duas partes: num primeiro momento, um seminário de estudos e, a seguir, a assembléia geral. O encontro teve início na parte da tarde do dia 14 e se encerrou ao meio-dia do dia 16. Além de representantes de 15 Sínodos, da Diretoria e da Secretaria Geral, participaram parceiros do consórcio missionário da OGA, ou seja, a OASE e a LELUT.

A partir de sugestão feita no encontro anterior em 2010, o tema geral do seminário foi: Espiritualidade – Fé – Dinheiro. Três palestras orientaram as reflexões. Dr. Brakemeier trouxe uma fundamentação bíblico-teológica sobre o tema. À noite, Dr. Mauro Batista de Souza complementou a reflexão, direcionando, a seguir, o olhar para a Campanha Vai-Vem. Na manhã do dia 15, ainda sob o enfoque do tema geral e tendo em vista a campanha de restauração da igreja de Wittenberg/Alemanha, o Dr. Julio Cesar Adam apresentou subsídios muito valiosos sobre a importância de um local de culto para a vida comunitária. Além de reportar o olhar para o significado simbólico que a igreja de Wittenberg, em que Lutero pregava regularmente, representa, o grupo foi subsidiado com elementos teológicos, antropológicos e litúrgicos a serem observados na construção de uma igreja. Ao mesmo tempo, serviu de orientação para a avaliação de projetos de construção de igrejas encaminhados para a OGA.

Considerando que a OGA vive essencialmente de doações que, por sua vez, são colocadas a serviço da edificação de comunidades para alimentar a fé do povo de Deus, o estudo desse tema serviu como valiosa motivação para todo o trabalho desenvolvido pela OGA em todos os níveis.

Na assembléia, na sexta-feira à tarde e no sábado pela manhã, foram apresentados os relatórios da presidência, da secretaria executiva e dos/as representantes sinodais. Além disso, foram analisados diversos assuntos relacionados com o trabalho desenvolvido pela OGA. Dois aspectos merecem ser mencionados: O relatório do Sr. Dieter Fertsch, que há anos coordena o setor IECLB-Selos, destacando o incremento que esse setor recebeu a partir do momento em que passou a ser divulgado pela internet e a venda de selos ser feita principalmente nessa modalidade. Outro ponto que recebeu novo impulso na expectativa de realmente deslanchar é o programa “Parceiros de Ouro”. Todo o grupo saiu motivado a conseguir conquistar pessoas a serem doadoras regulares ou esporádicas para a causa da OGA. Para alcançar esse objetivo, será importante os/as representantes encontrarem, em suas Comunidades e Sínodos, pessoas dispostas a ajudarem nessa tarefa de conquistar tais parceiros.

O encontro deixou evidente mais uma vez a importância que a já centenária OGA tem para a vida das comunidades e das pessoas nela engajada.

Participantes do Encontro:

Diretoria: Osmar L. Witt (Presidente), Rui L. Bernhard (Vice-Presidente), Ani Cheila Kummer (Secretária), Ângela Ulrich (Vice-Secretária), Carlos J. Bobsin (Tesoureiro), Gizela B. Münchow (Vice-Tesoureira), Martin Volkmann (Secretário Executivo), Elisabetha Kannenberg (Secretária).
Representantes Sinodais: Rejane S. Link (Amazônia), Kátia R. Jahnel (Mato Grosso), Lirio Drescher (Espírito Santo a Belém), Gercinda P. da Silva (Brasil Central), Willy Quant (Sudeste), Edith Jarosczewski (Paranapanema), Geraldo Rekowsky (Norte Catarinense), Roberto A. Hollerbach (Vale do Itajaí), Carlos Vichel e Arnilda Rück (Centro-Sul Catarinense), Nilo B. Kolling (Uruguai), Elói B. Neuhaus (Noroeste Rio-Grandense), Gastão Breunig (Nordeste Gaúcho), Marlene E. Stein (Rio dos Sinos), Lony E. Bruch (Centro-Campanha-Sul), Gizela B. Münchow (Sul-Rio-Grandense).
Secretaria Geral da IECLB: Dr. Mauro B. de Souza.
OASE: Dirce Schikowski;
LELUT: Ingo B. Stohschoen.






 


Autor(a): Obra Gustavo Adolfo
Âmbito: IECLB / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
ID: 5215
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br