Tradição ou tradicionalismo?

01/03/2006


Tradição ou tradicionalismo? Esse é um tema interessante. A tradição é algo sumamente importante. Lembremos que a Bíblia, Palavra de Deus, é um livro de tradições que foi passada de pais para filhos. Antes, quando ela ainda não havia sido escrita, era passada de forma oral. Hoje, se temos esse livro, é graças a tradição de se passar a Palavra de Deus adiante, tanto nos cultos, nas reuniões da igreja, quanto nos lares.

Nós, na Igreja Luterana, além da Bíblia, temos outras tradições. Uma delas é a liturgia do culto. Ela é uma tradição que recebemos. E ela é muito bonita. Mas ela não é permanente. A nossa Igreja, IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, nos estimula e desafia a criarmos novas formas litúrgicas. Devemos pensar numa liturgia mais contemporânea. Por isso, experimentos litúrgicos novos não devem ser descartados, mas incentivados.

Quando alguém diz: “Por que mudou a liturgia? Ela é tão bonita!” Esta pessoa está adotando um critério para avaliar a liturgia que é um critério estético. Mas, como dizem por aí: “Gosto não se discute!” Ou seja, há dentro da Igreja quem tenha gostos diferentes! A estética é relativa, apesar da importância da mesma!

Outro pode dizer: “A liturgia sempre foi assim Não pode mudar!” Isso é tradicionalismo! A pessoa tem como argumento não o teor da liturgia, mas o fato de que: “sempre foi assim!” O tradicionalismo engessa a Igreja. Não é essa a função da liturgia. A Igreja Luterana tem mudado no Brasil, pois ela necessita assumir uma cara nacional.

Uma nova liturgia deve ser ensaiada. Isso não quer dizer que nunca mais poderemos usar a antiga. Não! Mas vamos criar novas formas litúrgicas! Sejamos Igreja de tradição e não igreja tradicionalista! A tradição é bonita, revela vida! O tradicionalismo mata, revela apenas a morte. Tradicionalismo é fazer por fazer, porque sempre foi assim. Não tem uma reflexão profunda. Tradição não é fazer por fazer, mas é um fazer pensado, com base naquilo que recebemos dos nossos antepassados. Quantas vezes, na igreja, já fizemos alguma coisa por fazer, sem reflexão. Peçamos que Deus nos perdoe!

Na busca por uma nova liturgia, vamos apoiar essa nova mentalidade da Igreja. Novas formas de celebrar ao Senhor, com qualidade, com respeito, com ordem e, acima de tudo, para enaltecer o nome de Deus devem ser criadas e experimentadas.
 
 


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7824
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br