Há 25 anos lideranças e Ministros e Ministras da antiga Região 5 participavam da primeira Assembleia realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em Corbélia (PR). Desde aquela época, muitas pessoas dedicaram tempo e amor ao então Sínodo Rio Paraná. E para celebrar todos esses anos, no dia 28 de setembro, o Conselho Sinodal promoveu o Culto de Gratidão pela passagem do Jubileu de Prata.
A celebração aconteceu durante os dias da Atualização Teológica de Ministras e Ministros do Sínodo Rio Paraná, fato que possibilitou a participação de grande parte destes na comemoração. O Culto foi conduzido pelo Conselho Sinodal de Liturgia e Culto (COSILIC), com pregação do Pastor Sinodal Afonso Weimer. O Pastor destacou pontos históricos do Sínodo, a partir do texto da primeira ata da Assembleia. Weimer frisou a importância do nome escolhido, “Sínodo Rio Paraná”, que faz referência a um dos maiores rios do mundo e que divide os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, ambos compõem a área sinodal.
O próprio nome já indica a localização do Sínodo. O Pastor ainda destacou a abundância de água que há na região, e estão presentes até mesmo em nomes de Casas de Retiros do Sínodo; como é o caso da Casa de Retiros Água Viva (Campo Grande - MS) e Casa de Formação Águas do Verê (Sudoeste do Paraná). Assim, rios e Sínodo confluem e saciam a sede de sentido de vida das pessoas: “Como Sínodo Rio Paraná também queremos oferecer a água Viva, que é a Palavra de Deus”, destacou o Pastor Sinodal.
Após relembrar a história e desafios enfrentados ao longo dos anos, Pastor Afonso destacou que para os próximos anos temos a responsabilidade de continuar a caminhada. Afinal, milhares de pessoas são cuidadas em nossas Paróquias e Comunidades. Por Deus nos foi confiado cuidar mais de 25 mil pessoas na fé!
O Pastor Vernei Hengen, Pastor na Paróquia de Marechal Cândido Rondon (PR) e Representante no Conselho da Igreja, participou do Culto e destacou a responsabilidade de continuar testemunhando o Evangelho: “Vocês, nós somos o corpo de Cristo, chamados a testemunhar o Evangelho neste lugar. É bom olhar para trás e perceber que pessoas trilharam este caminho, com passos guiados e orientados por Deus e sustentados por sua mão”, pontuou o Ministro.
O Pastor Emérito Valmor Haag, Pastor em Corbélia na data da criação do Sínodo, também participou do Culto e contou sobre a gratidão de ter sido Pastor da Igreja e pelo aprendizado construído em cada Comunidade onde exerceu o Ministério Pastoral.
Após o Culto de Gratidão, a Comunidade Evangélica de Corbélia, a anfitriã da noite, ofereceu um belo café Colonial aos participantes. E naquele momento, reencontros, histórias e boas lembranças foram compartilhadas.
Nossa História:
Durante todo o mês de setembro foram publicados vídeos de pessoas que fazem parte dos 25 anos de história do Sínodo. Lideranças, Ministros, membros e Pastores Sinodais compartilharam os desafios e alegrias vivenciados no Sínodo. Confira todos os vídeos nas Redes Sociais: Sínodo Rio Paraná IECLB.