Semana da Alegria - Livre para brincar

15/05/2012

portinari
logo_SA_2012_1
1 | 1
Ampliar

Livre para brincar

Duas palavras. Sonho e prazer. Elas são norteadoras da nossa Semana da Alegria 2012. O tema “Livre para brincar” brota de dois contextos. O primeiro da beleza poética e desafiadora encontrada no profeta Zacarias 8,5: “As praças da cidade se encherão de meninas e meninos que nelas brincarão!”
É uma beleza, você não acha? A segunda motivação vem de quem visita a exposição “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari. No painel sobre a paz, o artista traduz essa alegria através de muitas imagens de crianças. Crianças brincando. De fato, os dois poetas, na palavra e no pincel, dizem a mesma coisa. É tempo de paz!

No contexto de Zacarias, a profecia fala de uma reocupação de espaços destruídos pela guerra e de uma renovação de intenção e de população: “Velhas e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, todos de bengala por causa da idade. Mas, logo as praças da cidade se encherão de meninas e meninos a brincar pelas ruas”, diz esta outra versão. Isto é o tempo da paz, paz para brincar. E Cândido Portinari pintou esses painéis, Guerra e Paz, com a intenção de presenteá-lo a ONU. Devemos lembrar que isso se deu no começo da década de 50, quando o mundo havia há pouco saído de mais uma terrível guerra mundial.

Em nosso cotexto atual, numa cidade como São Paulo, vemos proliferar cada vez mais parques que servem de lazer à população. Não são ainda suficientes, mas são imprescindíveis. É bom que seja assim. Lá podemos ver crianças correndo e brincando, rolando nas gramas, pedalando com sorriso largo. São sinais de uma paz que desejamos a todas as pessoas, a todo o planeta.

Na Semana da Alegria deste ano nós vamos brincar. Brincar é coisa séria. Não subestime esse direito da criança e nem despreze seus efeitos nas suas vidas. Deus fez as crianças para que nessa fase elas possam sonhar, imaginar, desejar um mundo feliz. E que elas possam crescer em paz e transformar o mundo com novos conceitos, sendo personagens principais, protagonistas de uma nova diferença que virá! Deus queira. Deus quer!

P. Roberto Baptista

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
Cecília Meireles (citado no final do curta “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado.)


Uma sugestão de imagem é um esboço de Portinari feito para o mural Paz. Ele esta em anexo.
 

REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br