Salmo 31.24 - Liturgia e pregação para sepultamento

Caderno de Cultos 2013

30/06/2013

SEPULTAMENTO
P. Adamir Simon – Chapadão do Sul.

LITURGIA DE ENTRADA
SAUDAÇÃO: Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos os irmãos e as irmãs, em especial, com vocês a família enlutada. Reunimo-nos em nome e na presença do Trino Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Lembramos o nosso socorro, auxílio, conforto e consolo ele vem do Senhor que criou o céu, a terra e a todos nós. Estamos reunidos para nos despedir de nosso/a irmão/ã, o seu ( a dona )............. . Seu falecimento súbito, repentino traz tristeza e dor para a família e para todos os que tinham amizade com ele/a. Estamos reunidos como comunidade cristã, que crê e confia que a morte não tem a última palavra sobre nós. Cremos e aguardamos a salvação e a vida eterna e buscamos o consolo na Palavra de Deus. Jesus Cristo diz em João 16.33b: “No mundo vocês passam por aflições; mas não tenham medo, eu venci o mundo.” Este consolo não nos deixa sozinhos. Eterno no sofrimento. Cristo é nossa esperança!
ORAÇÃO
Deus e Pai! Olha misericordiosamente para todos nós que estamos profundamente abalados por causa da súbita morte de nosso/a irmão/ã. Ajuda-nos a confiar em ti em meio à dor e desespero. Consola e fortalece a/o esposa/o e os filhos/as, e desperta a solidariedade na tua comunidade para que todos sejamos um ombro amigo para o apoio e para a ajuda. Revela a tua presença amorosa aos enlutados e orienta-os nas horas de aflição através da tua Palavra. Desperta nossa confiança no Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos conduz à morada eterna. Amém
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 62.1 - 2, 5 – 8:
2ª Leitura Bíblica: João 14.1 - 6:

CONFISSÃO DE FÉ
Vamos juntos, testemunhar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 161- Hinário HPDI – Em nada ponho a minha fé.

Leitura dos dados da pessoa falecida

PREGAÇÃO/ ALOCUÇÃO
Prezada Comunidade, prezados familiares enlutados! Profundamente consternados e entristecidos nos reunimos aqui. A morte repentina e Inesperada de nosso/a Irmão/ã, nos mostra toda a nossa limitação humana e terrena; nos mostra quão pouca somos capazes de dirigir e determinar os passos de nossa vida. Hoje nos despedimos de nosso/a irmão/ã na fé, o seu (a dona)..................., que viveu entre nós por ......... anos, .......meses, ......dias. Pelo fato deste falecimento, vocês familiares se encontram em dor e tristeza. Nesta hora de despedida e dor, quando pranteamos a dor da despedida, não podemos deixar as lágrimas nos ofuscar a visão de vermos a bondade de Deus, que ofereceu ...... anos de vida para o seu (a dona ).............. . Foi bênção de Deus. E através do seu (da dona )........................., Deus também pode abençoar os familiares. Por tudo isso nós só podemos agradecer a Deus.
Nesta hora de despedida, eu quero lembrar as palavras Bíblicas do Salmo 31.24, que dizem: Sejam fortes e corajosos, todos vocês que têm esperança no Deus Eterno!. Prezados familiares enlutados! Sejam fortes e corajosos... É fácil ser forte e corajoso quando se está em vantagem, quando se está bem. Quando o adversário facilmente pode ser derrotado. No entanto, de onde tirar força e coragem para enfrentar a situação de morte de uma pessoa que se ama e se quer bem? Como ser forte e corajoso diante da morte? A palavra de Deus nos ensina: Sejam fortes e corajosos... ...vocês que têm esperança no Deus Eterno! Eis aqui a fonte da força e coragem. O Deus Eterno nos possibilita sermos mais fortes do que todas as dificuldades, inclusive a morte. A palavra de Deus não nos consola com o fato de nós todos estarmos trilhando para a morte. O que consola, fortalece e encoraja é que o Deus Eterno venceu a morte por nós em Jesus Cristo. Jesus Cristo acabou com o poder da morte. Ele foi crucificado em nosso lugar para que nós possamos sempre voltar e procurar abrigo nEle. Para que cada um de nós tenha o perdão dos pecados, das falhas e dos erros, para que tenhamos paz com Deus e com os outros. Ele é o Deus redentor e Salvador, ele é o Senhor de toda a terra. Este é o nosso consolo: que Jesus não ficou debaixo do poder da morte, na sepultura, mas ressurgiu, vive de eternidade a eternidade; Ele vive! E Ele quer que vivamos e tenhamos esperança e consolo nEle, porque ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, para que elas sejam salvas, para que alcancem misericórdia e vida eterna. Quando ele novamente voltar ressuscitará para a vida eterna todos aqueles que nele confiaram, todos aqueles que vivem e testemunham o seu evangelho. Este é o nosso consolo e a nossa força neste momento difícil que é enfrentarmos a morte, porque todos os que partem também tem a esperança da ressurreição. Cristo está aqui! Ele vive. Vamos nos entregar a Cristo e viver com ele, porque ele nos dá nova vida e vencerá os dias de tristeza e de sofrimento. Toda pessoa que confia nEle, nEle também encontra consolo coragem firmeza e salvação. Viver neste mundo sem Deus é ficar sem resposta, sem consolo, sem firmeza, sem coragem e sem salvação diante dos limites da existência. Viver com Deus é viver no consolo, na esperança, na coragem e no caminho da salvação. Na esperança do Deus-Salvador queremos nos despedir do seu (da dona ) .............., confiando-o/a nas mãos e aos cuidados de Deus. Que Deus o/a tenha! Que Deus cuide dele/a e que o Espírito Santo venha agir no coração de todos nós para nos confortar. Amém.
ORAÇÃO: Eterno Deus, Senhor sobre vivos e mortos, nós nos inclinamos diante de ti e entregamos nosso/a irmão/ã em tuas mãos. Agradecemos por todo o bem que fizeste a ele/ela nos tempos bons e nos tempos difíceis. Agradecemos também por tudo o que o seu (a dona ) ................. significou para todos nós. Aceita-o/a graciosamente e completa nele/a tua obra eterna. Não nos deixe duvidar do teu amor. Suplicamos por todos os familiares. Consola-os através da palavra da ressurreição. Que possam depositar sua esperança em ti. Fortalece-nos para que sempre lembremos que não somos eternos neste mundo, mas que tu queres nos conduzir, através de Cristo, para a tua eterna glória. Nós oramos em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador que nos ensinou a orar: Pai Nosso.....
DESPEDIDA: Nós nos despedimos do seu (da dona ) .................
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua a muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. Paz seja contigo. Amém.
CANTO
Nº 174- Hinário HPDI – Por tua mão me guia.(durante hino,despedida)

No cemitério
Por isso sejamos corajosos e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos ajuda sempre que precisarmos dela. Hb 4.16
Prezados irmãos/ãs! Hoje somos convidados/as a nos dirigir a Deus em confiança e coragem. Então vamos encontrar misericórdia - atitude de aceitação calorosa de Deus para com a gente. Encontraremos Ajuda. Ajuda de familiares, de amigos, da comunidade, ajuda de Deus.
Prezada família enlutada, toda vez que nos reunimos em torno de uma sepultura nós o fazemos para nos despedirmos de alguém que partiu de nosso meio. A ação de Deus é o nosso consolo. Através de Jesus, Deus venceu a morte. E pela fé nos temos parte na vitória de Deus sobre a morte. Participamos, assim, da vida que Deus cria, participamos do seu reino, participamos da vida eterna. E por isso não precisamos temer a morte. O apóstolo Paulo, em sua carta aos romanos nos escreve dizendo: “Eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus, nem mesmo a morte. Em todo o mundo não há nada que nos possa separar do amor de Deus que é nosso por meio de Jesus Cristo (Rm 8. 38-39).
E é por isto que nesta hora nós nos devemos deixar guiar pelo Evangelho de Jesus Cristo. Visto que na cruz de Cristo nos temos a vitória da vida sobre a morte. Com a ressurreição de Jesus Cristo nos podemos ter a certeza de que a morte não é o fim de tudo. E por isto nos também não vamos chorar e lamentar como aqueles que não têm esperança alguma. Por isto nesta hora difícil, como corpo de Cristo, como comunidade Cristã vamos afirmar a vitória da vida sobre a morte, ainda que tudo pareça o contrário. Como cristãos ousamos colocar nossa confiança, nossa fé e nossa esperança na Palavra de Deus. Palavra que se encarnou e que venceu a morte, em favor de nos e de todas as pessoas deste mundo. Amém.
CANTO
Nº 210- Hinário HPDI – Guia nos Jesus. ( durante o canto o esquife é baixado à sepultura ).
SEPULTAMENTO: Entregamos o/a nosso/a irmão/ã nas mãos salvadoras de Jesus Cristo. Queremos fazê-lo na certeza de que “se vivemos, vivemos para o Senhor. Se morremos, é para o Senhor que morremos. Tanto faz se vivemos ou morremos, pertencemos ao Senhor. Foi para isto que Jesus Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos vivos e dos mortos”. Terra à Terra, Cinza à Cinza, Pó ao Pó! Na certeza da ressurreição para a vida eterna, mediante o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De terra fostes formado e a terra tornarás. Jesus Cristo nosso Salvador te ressuscitará.
ORAÇÃO: Eterno Deus, misericordioso Pai! Através de Jesus Cristo venceste a morte e nos convidaste para o teu eterno Reino. Dá-nos a certeza de que pertencemos a Cristo tanto na vida quanto na morte, e que ele nos conduz para a vida eterna. Mais uma vez intercedemos em favor dos familiares enlutados. Concede-lhes o teu auxílio e o consolo da tua palavra. Sê com os familiares. Sê com cada um de nós. Abençoa e nos guarda hoje e sempre. Em nome de Cristo Jesus. Amém
CANTO
Nº 221- Hinário HPD I – Senhor por que me guarda a tua mão. ( sepultura é fechada). Relembrar dados da pessoa falecida.

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO
Prezados irmãos e irmãs! Vamos sair daqui do cemitério sob a bênção de Deus.
Bênção: O Senhor nos abençoe e nos guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante a sua face e nos dê a sua Paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vamos todos na paz do Senhor. Amém.

Cumprimentar familiares
 


Autor(a): Adamir Simon
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 19184
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br