Sabemos e cremos que Deus tem por sua missão amar o mundo e mostrar ao mundo seu amor (João 3.16). O sinal mais claro deste amor fica evidente na vida e na obra de Jesus entre nós e que continua ainda hoje quando Deus nos orienta pela sua Palavra, nos reúne e sustenta em comunidade a partir dos seus Sacramentos. Esta é a convicção que cria nossa vocação para a missão.
Partindo desta convicção, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Tangará da Serra, assim como está ocorrendo em outras comunidades do Sínodo Mato Grosso e IECLB, elaborou o seu Planejamento Estratégico (PE). A elaboração do PE conta com o apoio do Sínodo Mato Grosso que em 2012 organizou um seminário sinodal tratando sobre planejamento estratégico como ferramenta do PAMI a fim de auxiliar as comunidades na sua vocação missionária. Na ocasião compreendemos que o PE não é um trabalho solitário, mas é o esforço conjunto e integrado de todas as instâncias que compõem a comunidade e que visam, acima de tudo, a transformação das pessoas, das comunidades, seus ministérios e jeitos de servir e de contribuir na missão de Deus.
Em Tangará da Serra, com o auxilio da Pa. Elisâgela Borschardt Roewer, da Paróquia de Cuiabá, buscamos refletir e valorizar a história da comunidade, avaliando e propondo mudanças a partir dos pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades do contexto. Desta maneira surgiu nosso PE 2013-2016, exposto em um banner no templo da comunidade, que foi lançado oficialmente em retiro focando o tema missão, dirigido pelo PPHMista Ricardo Neumann, candidato ao ministério missionário. Nosso planejamento conta com as seguintes ações:
1) No objetivo específico “evangelização” nos propomos: a) divulgar a comunidade por meio de placas de identificação local da IECLB, bem como o uso de redes sociais e programa radiofônico; b) formar novos lideres; e c) reorganizar o culto infantil.
2) No objetivo específico “comunhão” nos propomos: a) melhorar o acolhimento; b) recadastrar membros; e c) conscientizar sobre a importância da contribuição.
3) No objetivo específico “liturgia” nos propomos a propiciar formação musical de crianças, adolescentes e jovens da comunidade e fora dela com vistas a formar um grupo de louvor.
4) No objetivo específico “diaconia” nos propomos a fortalecer o trabalho diaconal já existente.
Conforme consta no texto introdutório ao caderno de planejamento do Sínodo Mato Grosso, o planejamento estratégico não quer ser uma camisa de força, mas é um processo que busca traçar um rumo e orientar a ação missionária de forma organizada e sistematizada.
Fotos: Beate Driemeyer